noticia1242675466.jpg

FM promove Simpósio sobre Redesignação Sexual

No período de 25 a 27 deste mês, a Faculdade de Medicina da UFG vai sediar o Simpósio Internacional sobre Redesignação Sexual, com inscrições abertas a todos os interessados. O evento tem como convidado especial o doutor Mark-Bram Bouman, cirurgião plástico especialista na área procedente da Free University of Amsterdam.

          No período 25 a 27 deste mês de maio, o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Saúde da Faculdade de Medicina da UFG vai promover o Simpósio Internacional sobre Redesignação Sexual, que será realizado a partir das 8 horas no Anfiteatro da FM e aberto a todos os interessados sobre o tema, que ao final irão receber certificado de participação. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas na secretaria do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FM.

          A coordenação do evento está a cargo das professoras Marise Amaral Rebouças Moreira e Mariluza Terra Silveira, esta coordenadora do Projeto Transexualismo da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG. O Simpósio terá como convidado internacional o doutor Mark Bram Bouman, cirurgião plástico pertencente ao Gender Team da Vrije Universiteit van Amsterdam (Free University of Amsterdam)

          A programação do evento será iniciada no dia 25 às 8 horas, com conferência do diretor Mark-Bram Bouman sobre Metoidioplastia – virilização da genitália feminina. Em seguida haverá debate com a participação dos professores Aldair Novato Silva (HC/UFG), Marcelo Soares Silva (cirurgião plástico goiano), Eloísio Alexsandro da Silva (UERJ) e Thiago Elias Rosito (UFRGS).

          Para as 10:30h está previsto debate informal com apresentação de casos sobre Vaginoplastia- O que fazer e como prevenir: 1) estenose vaginal; 2) estenose uretral; 3) complicações vulvares e 4) deiscência de sutura dos retalhos. O coordenador desse debate será o professor Gilvan Neiva Fonseca, chefe do Serviço de Urologia da UFG, com a participação do Dr. Mark-Bram Bouman e dos demais médicos participantes do debate anterior. À tarde, a partir das 15 horas o programa prevê exame físico ambulatorial de pacientes do projeto com vistas a cirurgia de metoidioplastia.

          Para o dia 26 está programada, no período das 7 às 11 horas, demonstração de metoidioplastia pelo Dr. Bouman, no centro cirúrgico, em dois pacientes do Projeto Transexualismo da FM/HC previamente indicados. No dia 27, no mesmo período, demonstração de uma cirurgia de vaginoplastia. À tarde, a partir das 15 horas, reunião do Dr. Bouman com a equipe multiprofissional do Projeto Transexualismo.

 

Projeto Transexualismo

          Iniciado em maio de 1999, o Projeto Transexualismo da FM/HC é um programa de pesquisa e extensão para atendimento interdisciplinar de ambos os sexos, independente da faixa etária, com distúrbio de identidade de gênero (DIG). Esse projeto tem como propósito atender pessoas com indicação para redesignação sexual (CRS), realizando a cirurgia e o acompanhamento endócrino e psicológico.

          São feitos dois tipos de cirurgia: de homem para mulher e de mulher para homem. A primeira consiste em orquiectomia, amputação dos corpos cavernosos, redução da uretra, confecção do clitóris a partir da glande, plástica para construção da vulva (com pele da bolsa escrotal) e criação da neovagina (com pele do pênis e da bolsa escrotal) .

          Já a cirurgia de mulher para homem consiste em mastectomia, histerectomia, salpingectomia, ooforectomia. colpectomia, construção da bolsa escrotal a partir dos grandes lábios com prótese de silicone ou não, além de metoidioplastia ou faloplastia, que é a construção de um pênis e que terá na sua porção distal a abertura da uretra, para que a micção possa ser feita em posição ortostática.

Fonte: Imprensa/FM/UFG