
Segundo Seminário para Jornalistas tem como tema Pesquisa Médica
A segunda etapa do Ciclo de Seminários sobre Temas Médicos para Profissionais da Imprensa foi realizado nesta sexta-feira, dia 15 de maio, a partir das 10 horas no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UFG. O tema do seminário de hoje foi Pesquisa Médica: do Laboratório ao Consultório, desdobrado em dois subtemas: Princípios e Importância da Pesquisa Experimental, defendido pelo professor doutor Heitor Rosa, diretor da FM e O que é uma Pesquisa Clínica, que foi abordado pelo professor doutor Paulo César Veiga Jardim, do Departamento de Clínica Médica da FM.
Iniciado no dia 8 deste mês e previsto para se encerrar no dia 05 de julho próximo, O Ciclo de Seminário sobre Temas Médicos para Profissionais da Imprensa conta com 52 inscritos, entre jornalistas e estudantes do último período de jornalismo. Abordando semanalmente um diferente tema da área médica, esse Ciclo foi idealizado pela direção da Faculdade de Medicina da UFG com o objetivo de fornecer subsídios e informação específica na área de saúde para facilitar a comunicação da mídia com o público em geral.
Ao abrir a exposição de hoje, o professor Heitor Rosa, defendendo o tema Princípios e Importância da Pesquisa Experimental, explicou que pesquisar é procurar a verdade e que essa atividade exige do pesquisador pelo menos duas coisas: vocação e talento. Em seguida enfocou as razões que levam à pesquisa, que vão da mera curiosidade ao desejo de contribuir para o progresso da ciência, passando pelo interesse de adquirir e produzir conhecimento, interesse em prêmio ou dinheiro, ou ainda para melhorar o currículo ou por desejo de competição.
O palestrante explicou ainda o sequenciamento lógico de uma pesquisa, que deve seguir como passos a identificação do problema, a pergunta, a teoria, a hipótese, a experimentação, os resultados e, por fim, a dedução e a conclusão, detalhando cada fase desse processo. Abordou também as características do método, os tipos de pesquisa e a experimentação animal, finalizando com as quatro fases da pesquisa científica.
Em seguida foi a vez do palestrante Paulo César da Veiga Jardim, que iniciou definindo o que é uma pesquisa clínica. Segundo ele, é qualquer estudo que avalie efeitos clínicos, farmacológicos e colaterais de um medicamento em seres humanos. Depois apontou as normas que regem a pesquisa clínica, o que é o protocolo de pesquisa, questões éticas e, finalmente, as fases da pesquisa, detalhando o que cada uma delas implica.
O próxima etapa do Ciclo de Seminários sobre Temas Médicos será realizada no dia 22 deste mês, com a palestra O Impacto das Novas Tecnologias na Atenção Básica à Saúde, tema que será abordado pela professora Samantha Pereira França, da Coordenação de Gestão da Atenção Básica da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde. No primeiro seminário, realizado na semana passada, o tema foi A Linguagem Médica: Uso Correto dos Termos Médicos, defendido pelo doutor Joffre Marcondes de Rezende, professor emérito da Faculdade de Medicina da UFG.
Fonte: Imprensa/FM/UFG