noticia1241111259.jpg

Oficina de Docentes da FM/UFG terá nova etapa em junho

Professores dos diversos Departamentos da Faculdade de Medicina da UFG, especialmente do Departamento de Pediatria - participaram nos últimos dias 28 e 29 da Oficina de Metodologias Ativas de Ensino, que terá novo momento no próximo mês de junho.

Cerca de 40 professores da Faculdade de Medicina da UFG participaram nos últimos dias 28 e 29 de abril da Oficina do Pró-Saúde FAMED/UFG sobre Métodos Ativos do Ensino Aprendizagem, ministrada pelo professor doutor Paulo Marcondes, da Faculdade de Medicina e Enfermagem de Marília-SP. Essa oficina, que deu início às atividades do Programa de Desenvolvimento Docente da FM em 2009, teve seu tema escolhido pelos participantes das oficinas de desenvolvimento docente realizadas no ano passado.

 No primeiro dia do encontro, 28, a oficina teve a participação de professores dos diversos Departamentos da FM e pela manhã a programação constou, além da apresentação dos participantes e da oficina, de avaliação do portfólio, seguida de trabalho em grupos sobre quais as doenças que acometem o currículo atual da FAMED, apresentação de artigo e dos conceitos encontrados sobre currículo e o que são métodos ativos de ensino aprendizagem e seus conceitos. No período da tarde, discorreu-se sobre Tutoria Simulada, conceitos SPICES na FANEMA, avaliação individual e avaliação da oficina.

 No segundo dia, 29, a oficina foi dirigida exclusivamente aos professores do Departamento de Pediatria da FM e abordou, no período da manhã, discussão das atividades do dia anterior, com análise reflexiva; conceitos sobre problematização; quais o métodos ativos que se pode usar; planejamento de uma atividade específica e apresentação de propostas e discussão. No período da tarde, analise dos portfólios do dia anterior; discussão sobre o uso de portfólios; discussão em relação aos métodos ativos usados nas duas oficinas e avaliação final.

 Segundo a coordenadora do Programa de Desenvolvimento Docente da FM, professora Edna Regina Silva Pereira, um novo momento dessa oficina já está programado para o próximo mês de junho, possivelmente nos dias 26 e 27 e deverá contar com a participação dos mesmos professores que estiveram presentes no encontro desta semana. Para ela, o corpo docente da FM/UFG passa por uma fase de amadurecimento pedagógico, incorporando às suas práticas novos métodos de ensino e avaliação, baseados em evidências educacionais.

 A coordenadora acrescenta que particularmente o Departamento de Pediatria da FM, sob a coordenação das professoras Fátima Lindoso e Alessandra Naghettini, está sendo pioneiro em rever o Programa de Pediatria, utilizando os conhecimentos e habilidades adquiridos no Programa FAIMER e nas oficinas do Programa de Desenvolvimento Docente da FM /UFG.

Source: Imprensa/FM/UFG