noticia1239892678.jpg

II Campanha de Prevenção Doença Renal realizada em março

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, docentes e discentes da Faculdade de Medicina da UFG realizaram a II Campanha de Prevenção de Doença Renal, no CIAMS Novo Horizonte, nesta capital, que teve como público alvo o idoso.
          Docentes e discentes da Faculdade de Medicina da UFG que integram a equipe do Estágio Supervisionado no CIAMS Novo Horizonte, nesta capital, realizaram no dia 18 de março último da 2ª Campanha de Prevenção de Doença Renal, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, cuja celebração é incentivada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Esta foi a segunda iniciativa do gênero – a primeira aconteceu no ano passado, dia 28 de março – e desta vez teve como foco A Prevenção da Doença Renal no Idoso.
          A Campanha de Prevenção de Doença Renal, realizada anualmente, tem como objetivo esclarecer aos usuários do Sistema Único de Saúde e à população em geral o que são doenças renais, quais os grupos de risco para o seu desenvolvimento e como fazer a prevenção. Desta vez o público atingido foi cerca de 50 participantes, a maioria do sexo feminino e todos acima de 60 anos.
           Eles participaram ativamente da palestra, fazendo perguntas e esclarecendo dúvidas, especialmente sobre quais os sintomas e as doenças mais comuns que atingem o rim. Durante a campanha, os participantes tiveram ainda a oportunidade de se submeter à aferição da pressão arterial e do peso. Fizeram ainda a coleta de sangue para exames de glicemia capilar, coleta de sangue para realização de creatinina e exame de urina.
          A realização dessa campanha teve a supervisão da Profª Edna Regina Silva Pereira, coordenadora do Internato de FM, que explica que o CIAMS Novo Horizonte foi escolhido para a tarefa porque lá existe um programa especial de atendimento ao idoso, sob a coordenação professora Isadora Crosara Alves Teixeira, também docente da FM/UFG. Participaram da campanha os 10 alunos do quinto ano do Curso de Medicina que estavam no estágio e outros 10 alunos voluntários do quarto ano, além de estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Padrão.
          Para a professora Edna Pereira, campanhas como essa são de suma importância, pois reúnem professores, alunos e demais profissionais da saúde em uma mesma missão, que é alertar a comunidade sobre os riscos das doenças mais frequentes e a forma de preveni-las. Segundo a coordenadora, este é um estímulo para que outros serviços da FM possam realizar atividades voltadas especificamente para os usuários do CIAMS Novo Horizonte, “onde a Faculdade de Medicina escolheu como campo de estágio dos acadêmicos, com a finalidade de melhorar os indicadores de saúde daquela comunidade”.

Source: Imprensa/FM/UFG