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Medicina tem dois novos projetos aprovados pela FAIMER

Dois novos projetos apresentados pela Faculdade de Medicina da UFG no Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos da FAIMER serão executados no Departamento de Pediatria, a partir deste ano letivo.
Dois projetos apresentados pela Faculdade de Medicina da UFG foram aprovados e selecionados para o Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos da FAIMER (Foundation for the Advancement of International Medical Education and Research) e serão colocados em prática no decorrer deste ano letivo. Os projetos são de autoria das professoras Fátima Maria Lindoso e Alessandra Vitorino Naghetti, ambas docentes do Departamento de Pediatria da FM, que apresentaram seus trabalhos recentemente, durante evento da FAIMER realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza.
O projeto da professora Alessandra Vitorino intitula-se “A ReformaCurricular da Pediatria Baseada em Competências , enquanto que o apresentado pela professora Fátima Lindoso denomina-se “Implantando Metodologia Ativa de Ensino na Pediatria”. O primeiro tem como meta definir a aquisição do conhecimento e habilidades e suas formas de avaliação ao longo do curso de Pediatria. O segundo prevê uma mudança no ensino onde o foco central será o aluno e não o professor, como tem acontecido até agora.
Segundo a professora Alessandra Vitorino Naghetti, para implantação do seu projeto, “A Reforma Curricular da Pediatria Baseada em Competências”, estão sendo programadas oficinas para estruturação do currículo e de formas de avaliação a serem adotadas. Os primeiros passos nesse sentido já estão sendo dados neste mês de março e, conforme a professora, a ideia é envolver todos os docentes do Departamento de Pediatria, sensibilizando-os para realização do projeto, em uma ação interativa.
Quanto ao projeto “Implantando Metodologia Ativa de Ensino na Pediatria”,  a autora, professora Fátima Maria Lindoso, explica que a metodologia vai variar de acordo com os cenários de prática, na dependência e escolha do professor. Para ela, o importante é que essa mudança vem acontecendo nas principais escolas médicas do país e do mundo e, portanto, a Faculdade de Medicina da UFG não pode ficar fora .
De acordo com o cronograma estabelecido para sua execução, os levantamentos das necessidades se iniciam de imediato, nas unidades de atuação da pediatria, do terceiro ao sexto ano do Curso de Medicina. Além dos professores do Departamento de Pediatria, serão envolvidos os preceptores das Unidades Básicas de Saúde e do Hospital das Clínicas.  “Para que a mudança possa acontecer, é preciso antes sensibilizar docentes e discentes por meio de oficinas de capacitação e metodologias de ensino”, conclui a professora.

Source: Imprensa/FM/UFG