noticia1235053483.jpg

Diretor da FM visita campus de Firminópolis e doa livros

Em visita ao Campus Avançado da UFG em Firminópolis, onde os acadêmicos do quinto ano de Medicina cursam Estágio Supervisionado, o diretor da FM fez a entrega de kit de livros didáticos, destinado ao estudo e pesquisa pelos internos.
O Campus Avançado da Universidade Federal de Goiás em Firminópolis, no interior goiano, recebeu nesta quarta-feira, dia 18 de fevereiro, a doação de kit de livros didáticos doados pela direção da Faculdade de Medicina, destinados ao estudo e pesquisa dos acadêmicos durante o período do Internato Supervisionado realizado nas unidades do Sistema Ùnico de Saúde naquele município e em São Luiz de Montes Belos.
A entrega dos livros didáticos foi feita pelo diretor da FM, professor Heitor Rosa, na presença da professora Marilda   Shuvartz, coordenadora de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação da UFG (PROGRADE). O diretor e a coordenadora visitaram o Campus para acompanhar de perto a atuação dos internos, tendo conhecido as instalações do alojamento e o andamento dos trabalhos do Estágio Supervisionado.
Esse estágio se realiza durante o período de um mês em quatro postos do SUS: dois em Firminópolis e dois em São Luiz dos Montes Belos, cidade localizada a 10 quilômetros de distância da primeira. Em cada grupo ficam internos três acadêmicos do quinto ano de Medicina, quatro da Faculdade de Enfermagem, três da Biomedicina e, a partir de março, também quatro acadêmicos da Faculdade de Odontologia.
Na sede do Campus Avançado, o diretor da FM e a coordenadora de Estágios da PROGRADE, juntamente com o diretor do Campus,   Mauro Molina Pedroso, estiveram reunidos  com o prefeito de Firminópolis, Leonardo de Oliveira Brito e com a primeira dama local, Leandra Xavier do Vale Brito, que é também secretária Municipal da Saúde. Em São Luiz dos Montes Belos, o encontro foi com o vice-prefeito Joaquim Antonio Monteiro, acompanhado da secretária de Saúde municipal, sra. Maria Aparecida.
 Os representantes da UFG expuseram a importância da parceria entre Universidade e Prefeitura para a implantação e implementação de políticas públicas de saúde. O diretor Heitor Rosa falou em especial do Núcleo de Telemedicina da FM, que faz parte do Projeto Telessaúde Brasil, idealizado pelo Ministério da Saúde para levar assistência médica, odontológica e de enfermagem à distância, por meio de comunicação bidirecional via internet. Cabe à prefeitura a preparação de espaço físico e instalação da internet, enquanto a FM fornece o kit de informática e capacita o pessoal.
A professora Marilda Shuvartz, acompanhada da professora Claci Fátima Weirich, que é coordenadora do Internato da Enfermagem e do PET- Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde), apresentou aos representantes municipais esse programa, em fase de implantação. Idealizado pelo MS em parceria com o MEC, o PET-Saúde prevê a implementação de ações direcionadas à busca de excelência clínica na Estratégia de Saúde da Família, inicialmente em Goiânia e em São Luiz dos Montes Belos.                  
 
O KIT BIBLIOTECA
 

Denominado Kit Biblioteca, o conjunto de livros didáticos doados pela Faculdade de Medicina da UFG às suas unidades do Internato Supervisionado contém 11 volumes, assim discriminados: Cada kit é formado por 11 livros: Vademecum de Clínica Médica, -2006, Pediatria Básica, 9ª Edição, Tomo I; Pediatria Básica, 9ª Edição, Tomo II; Pediatria Básica, 9ª Edição, Tomo III; Tratado de Medicina Interna, Volume I; Tratado de Medicina Interna, Volume II; Tratado de Infectologia, Volume I: Tratado de Infectologia, Volume II; Tratado de Obstetrícia; Tratado de Ginecologia, Volume I; Tratado de Ginecologia, Volume II.

Fonte: Imprensa/FM/UFG