noticia8237.png

FAIMER abre inscrições para projetos de docentes

Estão abertas até o dia 24 de novembro próximo as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos da FAIMER (Foudation for the Advencement of International Medical Education and Research) Turma 2009.
Estão abertas até o dia 24 de novembro próximo as inscrições para o Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos da FAIMER (Foudation for the Advencement of International Medical Education and Research) – Turma 2009. O acesso dos interessados deve ser feito por meio da página www.faimer.org e para concorrer o candidato deve apresentar projeto de intervenção pedagógica a ser desenvolvido na escola durante o ano letivo seguinte, com aprovação prévia do diretor.
O Programa de Desenvolvimento Docente Para Educadores Médicos da FAIMER destina-se a apoiar projetos educacionais que contribuam para o melhoramento do ensino médico na América Latina, sob o patriocínio  da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Secretaria da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde. No Brasil esse programa é desenvolvido com a colaboração da Universidade Federal do Ceará
Da Faculdade de Medicina da UFG, dois professores já tiveram projetos aprovados pela FAIMER. Um deles é do professor Vardeli Alves de Moraes, vice-diretor e coordenador do curso da FM, implantado em 2007. O programa, intitulado Avaliação e Implantação do Internato na Rede Básica de Saúde, tem como objetivo uma integração ensino-pesquisa precoce, com a inserção do estudante na rede básica de Saúde desde o início da sua formação. Com esse programa, o período do Internato foi ampliado de 10 para 23 meses.
Outro projeto aprovado pela FAIMER é de autoria da professora Edna Regina Silva Pereira, coordenadora do Internato da FM e tem como título Programa de Formação Continuada em Educação Médica na FM/UFG, implantado em 2008. Foi idealizado para sensibilizar os docentes a participarem efetivamente das mudanças curriculares, ampliando a capacitação docente. Seu objetivo final é melhorar a formação do médico, que atenderá de forma mais ampla as necessidades essenciais de saúde da comunidade.

Source: Imprensa/FM/UFG