noticia8124.png

Diretor da FM e pró-reitora visitam o Internato de Morrinhos

O diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa e a pró-reitora de Graduação, professora Sandramara Matias Chaves, estiveram na cidade de Morrinhos, no interior do Estado, para acompanhar de perto a atuação dos estudantes no Internato Comunitário da Faculdade de Medicina instalado naquela cidade.
O diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa e a pró-reitora de Graduação, professora Sandramara Matias Chaves, estiveram   na cidade de Morrinhos, no interior do Estado, para acompanhar de perto a atuação dos estudantes   no Internato Comunitário da Faculdade de Medicina   instalado naquela cidade. A visita do diretor e da pró-reitora aconteceu no último dia 18 de setembro,  por ocasião do término do estágio e rodízio dos estudantes, que, como as demais turmas, permaneceram no Internato por quatro semanas.
Os visitantes, que ficaram contentes   com o que viram do funcionamento do Internato e da atuação dos alunos, tiveram a oportunidade de assistir a palestra ministrada pelos estudantes da FM aos Agentes de Saúde do município, que em seguida apresentaram aos diretores um resumo das suas atividades no período de quatro semanas, nas diversas frentes de ação. O Internato Comunitário para os alunos do 5º ano de Medicina da UFG é realizado em quatro cidades do interior do Estado e,  além de Morrinhos, está instalado também em Firminópolis, Jataí e Uruaçu.
O objetivo principal desse programa é proporcionar aos alunos de Medicina uma integração maior com a comunidade, de forma a aperfeiçoar a sua formação acadêmica, dando aos alunos uma visão geral da assistência básica à saúde e a oportunidade de contato com a medicina prática, no meio da comunidade. Em Morrinhos os estudantes atuam, geralmente em duplas, em 10 unidades básicas de saúde instaladas em diferentes pontos da cidade e no Hospital Municipal.
Nas unidades básicas de saúde, eles acompanham e auxiliam as equipes multiprofissionais do município no atendimento às famílias, com ações de promoção de saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos freqüentes. Realizam também visitas a domicilio e promovem campanhas e serviços de mobilização da comunidade. No Hospital Municipal, os estudantes atuam basicamente no plantão, no acompanhamento clínico, cirúrgico, pediátrico e gineco-obstétrico em caráter de emergência e urgência.
Recente levantamento feito por estagiários da FM com 190 pacientes atendidos em duas das unidades de saúde de Morrinhos, durante um mês, apontaram que 60% dessas pessoas são do sexo feminino na faixa etária de 20 a 49 anos, enquanto a maioria dos homens atendidos (33,3%) tem mais de 50 anos. Entre os adultos, as doenças mais prevalentes são as cardiovasculares (16%) em especial a hipertensão arterial, seguida das infecções respiratórias (12,3%).
                         Nas consultas pediátricas predominou no período o registro de infecções das vias aéreas superiores (36,3%). Entre as mulheres, prevaleceram as infecções urinárias (7,5%) e as vulvovaginites, com 9%. As doenças dermatológicas também respondem por uma significativa parcela de consultas com 12%, segundo o levantamento dos estagiários, que aponta ainda que naquela comunidade prevalecem as doenças crônicas. 

Fonte: Imprensa/FM/UFG