noticia8110.gif

Núcleo de Telemedicina da FM promove 4º Curso de Capacitação

Com o Curso de Capacitação envolvendo os últimos 18 municípios goianos contemplados no Projeto de Telemática do Ministério da Saúde, o Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG encerra a preparação de pessoal e entrega de equipamentos para operação do sistema
Técnicos representantes da Secretaria Municipal de Saúde de 18 municípios goianos recebem no próximo dia 25 de setembro, quinta-feira, os equipamentos e o treinamento necessários para integrarem a rede do Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG, durante o 4º Curso de Capacitação,  a ser realizado durante todo o dia no auditório da FM, com a participação de 150 pessoas.
Este será o quarto e último curso de capacitação inicial e desta vez serão contemplados os municípios de Nova Crixás, São Simão, Luziânia, Valparaíso, Novo Gama, Santo Antonio do Descoberto, Jaraguá, Aragoiânia, Campos Belos, Doverlândia, Cristalina, Cidade Ocidental, Itumbiara, Goiás, Itauçu, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Formosa.
Seu objetivo é preparar os municípios para integrarem a rede do Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil, idealizado pelo Ministério da Saúde com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde. Sob a coordenação do professor Alexandre Taleb, o Núcleo de Telemedicina da FM, que integra a rede junto com outras oito instituições de ensino superior do país, completa assim a implantação dos 100 pontos previstos para Goiás no Projeto de Telemática do MS.
O coordenador no Núcleo goiano explica que a Telemedicina envolve o uso de tecnologias de comunicação birecional para levar assistência médica a locais remotos. Sua aplicação mais freqüente é na educação médica continuada, na teleassistência e telediagnóstico, com o intercâmbio de informações na prevenção e tratamento de doenças.  Implantada na FM em 2007, a Telemedicina tem como um de seus maiores benefícios, além da redução de gastos com transporte e comunicação, a possibilidade de levar a medicina especializada a regiões remotas 
                         Em Goiás, O Projeto de Telemática do MS e OPAS, por meio do Núcleo de  Telemedicina da FM/UFG,  já tem 1.214 técnicos cadastrados que operam normalmente o sistema, já que  os diretamente treinados na FM funcionaram como repassadores em seus municípios. Dos 100 municípios goianos previstos, até agora são 71 municípios em operação com 78 pontos instalados e já somam 154  os pacientes cujos casos clínicos foram analisados e tratados pelo sistema.

Fonte: Imprensa/FM/UFG