noticia7931.gif

Pesquisa aponta papel relevante do aluno no atendimento do HC

A presença do estudante no atendimento aos pacientes do Hospital das Clínicas da UFG obteve aprovação de 91,58% dos entrevistados, conforme pesquisa da Liga de Hipertensão Arterial da Faculdade de Medicina.
 "O aluno tem papel relevante no atendimento prestado no Hospital Escola. Contribui para maior confiança no serviço, desperta maior segurança e alegria nos pacientes, torna o ambiente mais acolhedor e atua como disseminador de conhecimentos". Esta é a conclusão do trabalho científico desenvolvido pela Liga de Hipertensão Arterial da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG- especificamente do Curso de Psicologia Médica - realizado pelas alunas que atualmente cursam o sexto ano da FM Nayara Gomes Silveira da Costa, Priscilla Caixeta de Oliveira, Verena Nunes e Silva e Yana de Sousa Rabelo, tendo como orientador o professor doutor Paulo César Brandão Veiga Jardim.
Com o título O papel do aluno de graduação em Medicina no atendimento a pacientes de enfermarias de longa permanência de um hospital-escola ,otrabalho está publicado naRevista Brasileira de Educação Médica, órgão da Associação Brasileira de Educação Médica(ABEM), V.32 Nº 1, de Janeiro/Março de 2008. Seu objetivo foi verificar a percepção que os pacientes internados no Hospital das Clínicas da UFG têm da presença dos alunos de Medicina no atendimento prestado a eles, observando ainda outros fatores relacionados à sua satisfação pelo atendimento recebido.
A pesquisa, feita com pacientes maiores de 18 anos que tiveram outra internação há menos de um ano em outro hospital, buscou informações sobre internação, privacidade, comparação com outros hospitais e avaliação da presença dos alunos. Este último item, presença dos alunos, foi avaliado como bom ou muito bom por 91,58% dos pacientes e despertou sentimentos positivos em 84,54 % deles. Já  as aulas ao redor dos leitos foram consideradas agradáveis por 69,79% dos entrevistados. 
                              Outro dado importante da pesquisa é que a maioria dos entrevistados – 78,13% - afirmou que existe grande diferença no atendimento do HC/UFG em relação a outro hospital de internação anterior. A boa avaliação do HC somou 93,48%, com notas boas e muito boas. Também o item limpeza e higiene foi referido como melhor por 51,04% dos pacientes, enquanto 53,13% afirmaram que a alimentação do hospital-escola é melhor que a dos outros hospitais em que estiveram internados. A assistência geral do HC foi considerada melhor por 67,61% dos entrevistados, assim como os cuidados da enfermagem (¨65,63%) e o atendimento médico (69,79%).

Fonte: Imprensa/FM/UFG