noticia7671.png

Curso de Videocirurgia obteve total êxito, diz coordenador

O IX Curso Internacional de Cirurgias Urológicas por Vídeo, que se realizou na Faculdade de Medicina da UFG nas férias de julho, alcançou total êxito. Quem afirma é seu coordenador, professor Gilvan Neiva, que já prepara a próxima edição, em julho de 2009.
O IX Curso Internacional de Cirurgias Urológicas Por Vídeo, realizado no período de 14 a 19 de julho nas instalações da Faculdade de Medicina da UFG, foi mais uma vez coroado de êxito, cumprindo plenamente seu objetivo de desenvolver novas habilidades cirúrgicas para formação e qualificação dos médicos urologistas. Essa é a opinião do coordenador do curso, professor Gilvan Neiva Fonseca, que é também chefe do Serviço de Urologia da FM.
Ele explica a importância do curso porque o desenvolvimento científico em videocirurgia  é acompanhado pelos centros universitários, especialmente pelos professores que vêm ao evento. Este ano vieram 33 professores, 13 deles ligados a instituições de ensino superior, interessados em conhecer a tecnologia de ponta para o setor. Desta vez as empresas que trabalham com equipamentos de videocirurgia e endrologia mostraram novas pinças, insufladores, bisturis, fontes de luz e porta-agulhas com mais qualidade ergonômica, destinadas a facilitar e aprimorar o ato cirúrgico.
Conforme o professor , o importante é que a cada ano os equipamentos mostrados vêm mais delicados, mais finos e com melhor resolução tecnológica. Ele cita como exemplo os monitores e câmeras de três chips, que têm contribuído para uma significativa melhoria na visão do campo operatório e por isso possibilitam menor risco e melhor solução dos procedimentos “in loco”.
O público alvo do Curso de Cirurgias Urológicas por Vídeo, segundo seu coordenador, são os residentes da Faculdade de Medicina, que inclusive são admitidos com inscrição gratuita. Em seguida vêm os médicos especialistas da área de todo o país e do exterior, que buscam aprimorar seus conhecimentos em vídeocirurgia. O curso a cada ano, segundo seu coordenador, tem um público novo, exceção apenas para 30 a 40% que no ano anterior fizeram o curso básico e voltam no seguinte para participar do curso avançado.
 Para o próximo ano, a organização do curso já fez contatos  com as principais empresas investidoras em equipamentos da área  no mundo inteiro, solicitando que reservem suas agendas de forma a participarem em julho de 2009 do X Curso Internacional de Cirurgias Urológicas por Vídeo em Goiânia, garantindo assim uma participação efetiva do melhor do setor no evento, que será realizado, como de costume, na sede da Faculdade de Medicina da UFG.
“Tudo que a indústria internacional do setor construir, com certeza teremos acesso no ano que vem. Possivelmente teremos inclusive demonstrações de cirurgias com robótica, que é a mais nova tendência na América do Norte e na Europa e que caminha para ser uma realidade concreta também no Brasil. Trazer essa inovação para o curso da Faculdade de Medicina do ano que vem é nossa pretensão e nosso interesse”, conclui o professor Gilvan .

Source: Imprensa/FM/UFG