noticia7524.jpg

I COEMCO reúne 600 participantes na Faculdade de Medicina

Estudantes e professores das escolas médicas do Centro-Oeste se reúnem nos próximos dias na Faculdade de Medicina da UFG em congresso, para discutir o tema 200 Anos de Educação Médica- que médicos estamos formando?
Com cerca de 600 participantes, entre docentes e discentes das 12 escolas de medicina do Centro-Oeste, realiza-se a partir desta quinta-feira, dia 14 de agosto e estendendo-se até o dia 16, o I Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste – I COEMCO, destinado a discutir, refletir e propor políticas educacionais para o progresso do ensino e aprendizagem dos cursos de medicina.O evento contará ainda com a presença  de representantes de outros Estados, especialmente os membros das oito Regionais da Associação Brasileira de Educação Médica – ABEM, que cobrem todo o país.
O I COEMCO, que se realizará simultaneamente com o XX Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina – XX ECAM e VII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina,   terá como tema central 200 Anos de Educação Médica – Que Médicos Estamos Formando? Sua abertura oficial será na noite do dia 14, quinta-feira, às 20 horas, no Teatro Asklepiós, com a presença das diretorias da Faculdade de Medicina da UFG e da Associação Brasileira de Educação Médica –ABEM, além de convidados especiais.
O Congresso e os Encontros terão sua programação científica iniciada na manhã do dia 14, constando de fóruns, painéis e oficinas. Os primeiros, dois por período, serão realizados no Teatro Asklepiós e no Anfiteatro da FM, enquanto os painéis, também dois por período, acontecerão no auditório, ambos com acesso livre. Já as oficinas serão  realizadas em sala de aula. Todos os eventos da programação estão abertos à participação de todos, tanto docentes como discentes.
Haverá ainda apresentações de temas livres, feitas pelos congressistas previamente inscritos. Acham-se inscritos cerca de 100 trabalhos, entre educação médica e especialidades médicas. Sobre educação médica são 11 apresentações orais e 29 em forma de pôsteres, totalizando 40 trabalhos. Sobre especialidades médicas  há 57 trabalhos inscritos, sendo 17 orais e 40 por meio de pôsteres.
Apesar de o tema central ser Educação Médica, serão realizadas mini-conferências sobre Especialidades Médicas, para não descaracterizar o ECAM, que há 20 anos vem abordando esses temas. Para o primeiro dia, 14, estão programados cinco fóruns, três painéis, uma oficina e quatro mini-conferências. No dia 15, quatro fóruns, duas oficinas, quatro painéis e duas mini-conferências e no sábado, 16, três oficinas, reunião da  Regional da ABEM, plenária e encerramento do congresso.
No sábado e domingo, toda ênfase será dada ao VII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina, que será realizado no Instituto Educacional de Goiás (IEG) à Avenida Anhanguera, esquina com a 5ª Avenida- Vila Nova. Seu objetivo é atender a população nas áreas de saúde e cultura, no sábado das 13 às 17 horas e no domingo das 9 às 17 horas. A previsão dos organizadores e que sejam atendidas cerca de quatro mil pessoas.
Serão realizados palestras e exames, incluindo vacinação, exames de visão e diabetes, prevenção de  câncer de mama, boca, colo do útero e pele, cuidados com alcoolistas e fumantes, ultra-sonografia para gestantes, medida de pressão arterial etc. Haverá ainda distribuição de brindes, teatro, música e dança, desenhos e jogos para crianças além de outras atrações, tudo a cargo de 17 Ligas Acadêmicas da FM/UFG, três da Universidade Estadual de Goiás, uma Liga do Departamento de Medicina da Universidade Católica de Goiás  e os Centros Acadêmicos das Faculdades de Odontologia e Nutrição da UFG.
                      O I COEMCO, XX ECAM e VII Encontro das Ligas  são uma realização da Faculdade de Medicina da UFG e da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), além do Centro Acadêmico XXI de Abril da FM (Caxxia), com o apoio do Departamento de Medicina da Universidade Católica de Goiás (UCG) e Universidade Evangélica de Anápolis (UniEVANGÉLICA)

Fonte: Imprensa/FM/UFG