
Enade dá nota máxima à Faculdade de Medicina da UFG
MENSAGEM AOS PROFESSORES, ALUNOS E FUNCIONÁRIOS DA FACULDADE DE MEDICINA
Ontem, dia 29 de abril, o Ministério da Educação e Cultura divulgou o resultado da avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ( ENADE) e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperados (IDD), realizados no mês de março. Foram avaliadas 120 Escolas Médicas, públicas e privadas.
Recebemos com muita alegria o resultado que esperávamos: NOTA MÁXIMA (5) nas duas avaliações, colocando a FMUFG no segundo lugar na lista divulgada.
Estamos colhendo os frutos da aplicação disciplinada, metódica e responsável da transformação curricular iniciada há seis anos, mantendo em rumo correto as diretrizes curriculares e planejamento estratégico propostos. Nossa conquista é multifatorial, mas entre as variáveis, podemos destacar o enorme entusiasmo do corpo discente pelo curso e por sua Escola; a dedicação dos professores, atualizados e comprometidos com o ensino de qualidade; a agilidade e competência da Coordenação do Curso de Graduação; a eficiência da Coordenação do Internato e ao profissionalismo do corpo de funcionários técnico-administrativos, além do ambiente físico adequado ao ensino . Cumprimos todas as recomendações e sugestões do MEC e MS, mas não haverá acomodação do gestor em perseguir um progresso cada vez maior para a instituição.
Com muito orgulho apresento minhas homenagens ao corpo docente, pela eficiência no ensino, competência didática e pedagógica, responsável pela aplicação das diretrizes curriculares (FM, ICB,IPTSP).
Carinhosamente cumprimento e parabenizo os alunos que produziram esse resultado, pela responsabilidade e seriedade na prova a que se submeteram, demonstrando o grau de dedicação ao estudo, honrando e enchendo de orgulho a sua Escola.
Este resultado deve ser oferecido à Universidade Federal de Goiás,cujo reitor e sua equipe de pró-reitores deram suporte às reivindicações da FM.
Diretor
O curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás obteve nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Os resultados do Enade foram divulgados nesta terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC).
Dos 103 cursos avaliados, somente oito alcançaram a nota 5 (pontuação máxima) no Enade: as Universidades Federais de Goiás (UFG), Rio Grande do Sul (UFRGS), Mato Grosso (UFMT), Piauí (UFPI), Santa Maria (UFSM), a Universidade do Estado do Estado do Rio de Janeiro, a Escola Superior de Ciências da Saúde e a Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas Porto Alegre.
O reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, afirmou que o ótimo desempenho do curso de Medicina da instituição deve-se à conjugação de vários fatores, como quadro docente qualificado, corpo discente motivado, excelência das atividades de ensino, pesquisa e extensão, com uso de laboratórios sofisticados, principalmente os do Hospital das Clínicas da UFG.
Dos cursos avaliados, 17 obtiveram conceitos 1 ou 2, simultaneamente, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). Segundo o ministro da Educação, Paulo Haddad, estes cursos serão supervisionados pelo MEC. “Estamos iniciando um processo novo na supervisão dos cursos de medicina, assim como fizemos com os de direito e como estamos fazendo com os de pedagogia”, afirmou. Segundo ele, o objetivo é garantir uma expansão com qualidade, compatível com as funções exercidas pelos profissionais. “Queremos exigir de todos os cursos com indicadores insuficientes as providências necessárias para a garantia da qualidade do ensino”, ressaltou.
A Faculdade de Medicina da UFG é dirigida pelos professores Heitor Rosa (diretor) e Vardeli Alves de Moraes (vice-diretor). A coordenadora do Internado é a professora Edna Regina Silva Pereira.
Clique aqui para conferir a lista dos cursos de Medicina avaliados pelo Enade.
Fonte: Ascom-UFG/MEC