
Faculdade de Educação promove o II Congresso de Fenomenologia
Com o patrocínio da Faculdade de Medicina da UFG, entre outras instituições, será realizado no período de 14 a 16 de abril próximo o II Congresso de Fenomenologia da Região Centro-Oeste. A promoção é da Faculdade de Educação da UFG, por meio do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas em Fenomenologia e é destinada à participação dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Psiquiatria., além de professores e alunos de graduação e pós-graduação de ensino superior e outros professores das redes públicas e particular.
As inscrições dos interessados podem ser feitas pelo site www.fe.ufg.br/fenomenologia e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3209 6212. A taxa de inscrição – no valor de R$30,00 para estudantes de graduação e de R$ 50,00 para profissionais e pós-graduandos – deverá ser paga pela Conta 5566-2, Agência 3388-X do Banco do Brasil – Fundação Aroeira. O prazo para inscrição dos participantes vai até o dia 12 de abril, enquanto que o prazo para quem quiser apresentar trabalhos vai até 30 de março.
O evento será realizado no Auditório da Faculdade de Educação da UFG e durante os dois dias acontecerá nos três períodos, iniciando-se sempre às 8:00 h, tendo como tema central A fenomenologia do cuidar. Os objetivos do Congresso são: Compreender e debater a fenomenologia do cuidar nas diversas perspectivas fenomenológicas; Discutir a aplicação da fenomenologia do cuidar nas diversas atividades humanas: educação, saúde, política, economia, psicologia, psiquiatria, medicina e religião; e Estabelecer intercâmbios entre os pesquisadores da Região Centro-Oeste e desses com pesquisadores de outros Estados.
Durante a realização do II Congresso serão realizadas conferências e mesas-redondas sobre os seguintes temas: A fenomenologia do cuidar em Husserl e Heidegger; A fenomenologia do cuidar na saúde: enfermagem, medicina, psicologia, musicoterapia e gestalt terapia; Fenomenologia do cuidar e educação; Merleau-Ponty, a corporeidade, a experiência da arte e modernidade; Fenomenologia e a formação da sensibilidade estética e ética; o pensamento fenomenológico de Sartre; a fenomenologia do cuidar no meio ambiente, na economia e na política; Paul Ricouer e Husserl: a ressignificação do pensamento filosófico e científico e a fenomenologia do cuidar e a religião cristã.
Fonte: Imprensa/FM/UFG