noticia6566.jpg

Nova direção do CAXXIA promete muita ação este ano

O presidente do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA), Fabiano Santana Moura, eleito para o mandato de 2008, promete buscar a participação de todos os alunos da Faculdade de Medicina da UFG e incrementar as atividades programadas para o período.
Dar continuidade às ações já desenvolvidas habitualmente e agendadas no Calendário, além de incrementar a participação dos quase 700 alunos da Faculdade de Medicina da UFG nas suas atividades, é a principal meta da nova direção do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA), que tem à frente o acadêmico do 4º ano Fabiano Santana Moura. Eleito no final do ano passado para um mandato de um ano, Fabiano iniciou sua gestão simultaneamente ao início do ano letivo de 2008, que  deverá se estender até dezembro.
O atual presidente divide as atribuições no CAXXIA com o vice-presidente, Brenno Noleto de Souza Sieiro Conde e com o coordenador geral, Denis Masashi Sugita.  Como 1ª e 2ª Secretárias estão, respectivamente, as alunas Daniella Bahia Lobo Colicchio e Ludmila Brito Porto. Já o cargo de 1º Tesoureiro é ocupado pelo estudante Tiago Marinho Almeida Noleto  e a 2ª Tesoureira é Luciana Nunes de Carvalho.
O CAXXIA tem suas atividades distribuídas em nove departamentos e três conselhos, assim constituídos: Departamento Interno, o chefe é Fernando Henrique de Freitas Ramos e a sub-chefe, Andréia Saraiva Borges; Departamento Esportivo e de Lazer, chefe Silvio Gonçalves Mesquita Júnior e sub-chefe Lanúscia Morais de Santana; Departamento Científico, chefe Hígor Chagas Cardoso e sub-chefe Eliane Consuelo Alves Rabelo; Departamento Cultural e de Eventos, Andréia Saraiva Borges, como chefe.
No Departamento de Ensino Médico a chefia está confiada a Karine Borges de Medeiros, chefe e Rodrigo Silva de Paula Rocha, sub-chefe; Departamento de Estágios e Intercâmbio, Marina Jacob Chaer, chefe e Douglas Montielli Silva Nascimento, sub-chefe; Departamento de Imprensa e Divulgação, Pedro Thierre Dias da Silva, chefe e Juliano Valeriano Rego de Paula, sub-chefe; Departamento de Políticas Estudantis e de Saúde, Daniel Gondim Cordeiro, chefe e André Moreira Lemes, sub-chefe; e Departamento Social e Recreativo, Isadora Jochims, chefe e Fernanda Dornela de Melo, sub-chefe. 
Também fazem parte da estrutura do Centro Acadêmico XXI de Abril as Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina da UFG, no total de 18, que funcionam como um braço dos seus sete Departamentos formados pelo corpo docente da Faculdade. As Ligas, além de se constituir um grupo de estudo sobre diferentes temas ligados à saúde, desenvolvem atividades voltadas para o ensino, pesquisa e extensão.
São as seguintes as Ligas Acadêmicas da FM/UFG: Liga de Epilepsia, Liga de Saúde Mental, Liga de Diabetes, Liga de Telemedicina e Telessaúde, Liga de Obstetrícia, Liga de Oncologia, Liga de Hematologia, Liga de Oftalmologia, Liga da Mama, Liga de Cirurgia Plástica, Liga de Geriatria e Gerontologia, Liga do Trauma, Liga de Puericultura, Liga do Pulmão, Liga de Emergências Clínicas, Liga de Saúde e Espiritualidade, Liga de Medicina e Exercício do Esporte e Liga de Genética Clínica.
 
                Atividades previstas
 
 Além de lutar para  modernizar suas instalações, inclusive restaurar e ampliar os serviços e equipamentos de lazer, o CAXXIA prevê para este ano a continuação de  todas as atividades já desenvolvidas  em anos anteriores e que fazem parte do seu Calendário, entre elas o Programa de Educação Continuada (PEC), com quatro edições previstas para 2008; Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM); Calourada e Kit Calouro (já realizada);Show do Esqueleto; Festa ASklepeão, Semana Cultural; Dia dos Estrangeiros; Fórum Médico – Estudantil de Debates (Fomed); Congresso de Educação Médica do Centro-Oeste (Coenco); Estágios e Intercâmbios.
E, ainda, colocar em circulação o jornal “O Esqueleto”; retornar e atualizar constantemente o site; promover eventos esportivos ( Jogos Internos da Medicina -JIM, Jogos Internos da UFG –INTERUFG, InterMed, PraiaMed e Copa Atlética); dar ênfase às atividades da Banda Madrasta; promover uma integração maior com a sociedade e incrementar as atividades de extensão universitária.

Fonte: Imprensa/FM/UFG