noticia6499.jpg

Núcleo de Telemedicina da FM realiza II Curso de Capacitação

Técnicos de mais 24 municípios goianos serão treinados nesta terça dia 18 para integrarem a rede do Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG, para intercâmbio de opiniões médicas e assistência médica à distância.
O II Curso de Capacitação do Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG será realizado nesta terça dia 18 de março, destinado aos operadores do sistema de mais 24 cidades goianas que passarão a integrar o Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde do Brasil. Como o primeiro – realizado no dia 28 de janeiro último também com a participação de 24 municípios - esse curso acontecerá no Teatro Asklepiós da FM , no período das 9 às 17 horas.
A ser ministrado pelo professor Alexandre  Taleb, coordenador do Núcleo de Telemedicina em Goiás e pela equipe técnica do Núcleo, o curso visa capacitar o pessoal que atua nos postos do Programa Saúde da Família (PSF) das cidades selecionados, que em seguida irá atuar no sistema. A previsão é que participem do curso cerca de 300 pessoas, em média 13 pessoas de cada cidade. À oportunidade, será entregue a cada município participante o kit de equipamentos necessários à sua integração ao Núcleo da FM.
Esse Núcleo, instalado na FM no início de 2007, faz parte do Projeto de Telemática e Telemedicina  idealizado pelo Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde, envolvendo tecnologia de comunicação bidirecional para levar assistência médica a locais remotos. Segundo o coordenador, sua aplicação mais freqüente é na educação médica continuada, na teleassistência e telediagnóstico, propiciando o intercâmbio de informações na prevenção e tratamento de doenças.   
Em Goiás o Núcleo tem como meta a implantação de 100 pontos de conexão, os primeiros 24 já instalados e em operação, já que seus técnicos participaram do I Curso de Capacitação realizado no final de janeiro último. No segundo curso serão treinados os operadores de Cocalzinho, Mozarlândia, São Miguel do Araguaia, Piranhas, Doverlândia, Rio Verde, Jataí, Caiapônia, Cachoeira Dourada, Crixás, Águas Lindas, Formosa, Rubiataba, Leopoldo de Bulhões, Uruaçu, Campinorte, Nerópolis, Rialma, Ceres, Carmo do Rio Verde, Guapó, Indiara, Acreúna e Paraúna.  
                  No I Curso de Capacitação foram treinados os operadores dos municípios de Iporá, Pires do Rio, Abadiânia, Colinas do Sul, Goianápolis, Anápolis, Goianésia, Niquelândia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia, Orizona, Senador Canedo, Piracanjuba, Petrolina de Goiás, Porangatu, Silvânia, Vianópolis, Goiânia, Nova Veneza e Minaçu.

Fonte: Imprensa/FM/UFG