noticia6169.gif

Nova turma de Residência Médica da FM/HC inicia suas atividades

Iniciadas nesta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, as atividades de nova turma de Residência Médica da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG, com um seminário de acolhimento promovido pela Coreme.
Um Seminário de Acolhimento aos novos médicos residentes da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG deu início hoje às atividades Residência I ((R I), a serem realizadas no período de 2008 e com encerramento previsto para 31 de janeiro de 2009. São 68 novos médicos, 61 dos quais aprovados em processo seletivo com 940 candidatos e outros sete provenientes do período anterior, quando trancaram matrícula. Do total de residentes, cerca de 50% cursaram Medicina na UFG e os demais são provenientes de outras instituições.
A solenidade de abertura do seminário, realizada às 7:30 h desta sexta-feira, dia 1º de fevereiro, no anfiteatro da FM, contou com a presença do reitor da UFG, Edward Madureira Brasil; do diretor da FM, professor Heitor Rosa e do diretor do HC, professor José Garcia Neto, além do coordenador da Comissão de Residência Médica  da FM/HC da UFG (Coreme), professor José Reinaldo do Amaral e dos professores supervisores das 29 especialidades médicas da Residência.
Após a saudação do coordenador da Coreme - promotora do seminário - falou aos presentes o diretor da FM, professor Heitor Rosa, dando boas vindas a todos os novos residentes, em especial aos ex-alunos da FM, que venceram tão concorrido concurso. Lembrou que a Residência Médica da FM/HC completa 35 anos de rica experiência  com a qual a instituição muito se orgulha e apresentou-lhes a Faculdade, dando ênfase à sua Sala de Leitura com mais 1,100 títulos à disposição diariamente até as 22 horas, além de todos os programas on line   para pesquisa bibliográfica.
O diretor aproveitou para estimular nos novos residentes o interesse pela produção científica, acrescentando que a escola  dispõe de meios   para sustentar tais pesquisas. E ressaltou: “Que todos os residentes não deixem esse importante período passar em branco, sem que realizem alguma coisa na área de pesquisa científica”. O diretor apresentou também os principais serviços e atividades da FM, em particular o programa cultural e de lazer desenvolvido no Teatro Asklepiós, com programação musical de alto nível e pelo menos uma vez por mês.
 Em seguida falou o diretor do Hospital das Clínicas, professor José Garcia Neto, que, depois de dar boas vindas aos novos residentes, disse que eles eram muito esperados, “pois são realmente a alma do Hospital”. Prometeu manter um diálogo permanente com todos e que assim possa ser aprimorado continuamente o trabalho de todos em prol da melhoria da qualidade de vida da população, em especial dos pacientes do HC.
Por fim falou o reitor, professor Edward Madureira Brasil, que saudou especialmente os cerca de 30 novos egressos à comunidade   da UFG provenientes de escolas de Medicina de todo o país, salientando que o intercâmbio e a formação em diferentes instituições acadêmicas são de muita importância e evidenciam uma das principais características da UFG, que é a lisura dos seus processos seletivos. O reitor salientou ainda que ingressar na comunidade da UFG é privilégio também pelo alto valor técnico do seu corpo docente, que vem se qualificando continuamente para aprimorar cada vez mais a missão educativa e científica da instituição. 
                      Após a solenidade de abertura do Seminário de Acolhimento, os 68 novos residentes receberam orientações sobre o programa da Residência, com explanações sobre o funcionamento do Hospital das Clínicas, onde se desenvolvem as atividades, além de normas e rotinas a serem cumpridas, conforme instruções da Coreme e da FM/HC. Além da R I com 68 novos médicos, iniciam hoje suas atividades relativas a 2008 a turma da Residência II ( R II ), com 62 novos médicos e a turma da Residência III ( R III ), com 25 alunos. Todos terminarão as atividades do período em 31 de janeiro de 2009. 

Source: Imprensa/FM/UFG