noticia6128.jpg

Núcleo de Telemedicina da FM capacita operadores do interior

Integrantes do PSF de 24 municípios goianos participam no próximo dia 28 do I Curso de Capacitação do Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG, quando irão receber um treinamento prático para utilização dos equipamentos
O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás promove na próxima segunda-feira, dia 28 de janeiro seu primeiro Curso de Capacitação, destinado às equipes do Programa Saúde da Família (PSF) dos municípios goianos que já receberam o kit de equipamentos para integrarem o Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil, coordenado pelo Ministério da Saúde com o apoio da Organização Pan-Americana de Saúde.
O 1º Curso de Capacitação do Núcleo de Telemedicina da FM-UFG       será realizado no Teatro Asklepiós da FM no período das 9 às 17 horas e sua abertura contará com a presença do reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, do diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa e do secretário estadual de Saúde, Cairo de Freitas.   Ministrado pelo coordenador do Núcleo de Telemedicina em Goiás, professor Alexandre Chater Taleb e pela equipe técnica do Núcleo, o curso destina-se à capacitação de pessoal que vai operar os equipamentos de Telemedicina e Telemática.
 Os participantes serão os membros das equipes do PSF de 24 municípios goianos, acompanhados dos seus secretários municipais de Saúde. São estes os municípios: Iporá, Pires do Rio, Abadiânia, Campinorte, Colinas do Sul, Goianápolis, Anápolis, Goianésia, Niquelândia, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Hidrolândia, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Senador Canedo, Piracanjuba, Petrolina de Goiás, Porangatu, Silvânia, Vianópolis, Goiânia, Nova Veneza e Minaçu. Desses municípios, quase todos já receberam o kit de equipamentos e os que faltam receberão  no evento.
Instalado em junho de 2007, o Núcleo de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG integra, junto com outras oito instituições de ensino superior do País, uma rede de implantação do Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde do MS e OPAS. Em Goiás o Núcleo prevê a implantação de 100 pontos, programa que será implementado agora com a  instalação da rede em  24 municípios  goianos.  
Segundo o coordenador do Núcleo goiano, professor Alexandre Taleb, a Telemedicina envolve o uso de tecnologias de comunicação bidirecional para levar assistência médica a locais remotos. Sua aplicação mais freqüente é na educação médica continuada, na teleassistência e telediagnóstico, favorecendo o intercâmbio de informações na prevenção e tratamento de doenças.

Source: Imprensa/FM/UFG