noticia6074.png

Faculdade de Medicina tem novo projeto aprovado pela FAIMER

Programa da Formação Continuada em Educação Médica, de autoria da professora Edna Regina Pereira, está entre os 25 projetos aprovados pela FAIMER e será desenvolvido pela Faculdade de Medicina da UFG no período de 2008.
Projeto intitulado Programa de Formação Continuada em Educação Médica na FM/UFG, inscrito pela professora Edna Regina Silva Pereira, coordenadora do Internato da Faculdade de Medicina da UFG, está entre os 25 trabalhos aprovados junto à FAIMER (Foundation for the Advancement of International Medical Education and Research) para ser desenvolvido durante este ano na FM, destinado a ampliar o número de docentes envolvidos com a educação médica de forma consciente.
 Este é o segundo projeto da Faculdade de Medicina da UFG selecionado pelo Programa de Desenvolvimento Docente para Educadores Médicos da FAIMER – com o apoio da Secretaria  da Gestão do Trabalho e Educação em Saúde do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), já que o primeiro foi  Avaliação e Implantação do Internato na Rede Básica de Saúde, implantado em 2007, de autoria do professor Vardeli Alves de Moraes, vice-diretor e coordenador do Curso de Medicina.
O Programa de Desenvolvimento Docente Para Educadores Médicos desenvolvido pela Faimer – destinado a apoiar projetos educacionais que contribuam para o melhoramento do ensino médico na América Latina – é desenvolvido no Brasil com a colaboração da Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza, onde   acontecerá, no período de 11 a 22 de fevereiro próximo, encontro para apresentação e desenvolvimento dos novos projetos.
Nesse evento representarão a Faculdade de Medicina da UFG os professores Vardeli Alves de Moraes e Edna Regina S. Pereira, o primeiro representante da turma de 2007, já que apresentou projeto anterior e a segunda como participante da nova turma, de 2008. O encontro, na realidade, terá dois tempos: o primeiro na data acima e o segundo no período de 18 a 28 de fevereiro, quando a turma de 2007 terá um segundo encontro para apresentação final do projeto desenvolvido nas escolas. No caso da FM/UFG, a implantação do Internatoo no quinto ano do curso. 
                      FORMAÇÃO CONTINUADA - O Programa de Formação Continuada em Educação Médica da FM/UFG, segundo a professora Edna Regina, foi   idealizado para sensibilizar os docentes a participarem efetivamente das mudanças curriculares, ampliando   a capacitação docente como principal estratégia a ser desenvolvida em 2008 com o aumento do número de líderes nos diversos departamentos com posturas mais coerentes com o Projeto Político Pedagógico da FM/UFG, com participação ativa e responsabilidade nas decisões. Seu objetivo final é melhorar a formação do médico, que atenderá de forma mais ampla as necessidades essenciais de saúde da comunidade. 
IMPLANTAÇÃO DO INTERNATO – O programa Avaliação e Implantação do Internato na Rede Básica de Saúde, implantado em 2007,visa uma integração ensino-pesquisa precoce, com a inserção do estudante na rede desde o início da sua formação para capacitá-lo a atuar no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção. O novo período de internato, ampliado de 10 para 23 meses, permitiu aumentar a participação do aluno na rede de atenção básica e no SUS. Na avaliação realizada, observou-se que este novo modelo de Internato conseguiu superar as primeiras barreiras da sua implantação e permitiu uma boa organização dos estágios.

Fonte: Imprensa/FM/UFG