noticia6014.gif

Aula inaugural do Internato realizada hoje, dia 7 de janeiro

Uma solenidade simples, realizada no Teatro Asklepiós a partir das 8 horas desta segunda-feira, dia 7 de janeiro, marcou a abertura das atividades do Internato 2008 da Faculdade de Medicina da UFG.
 Uma solenidade simples, realizada no Teatro Asklepiós a partir das 8 horas desta segunda-feira, dia 7 de janeiro, marcou a abertura das atividades do Internato 2008 da Faculdade de Medicina da UFG. A aula inaugural foi presidida pelo diretor da faculdade, professor Heitor Rosa, que convidou para com ele compor a mesa a pró-reitora de Graduação, professora Sandramara Chaves, o vice-diretor Vardeli Alves de Moraes, a coordenadora do Internato, Edna Regina Silva Pereira e o médico Sandro Batista Rodrigues, representante da Secretaria de Saúde de Goiânia e coordenador das atividades do Internato  na rede municipal de saúde.
Também presentes à solenidade  o médico Paulo César Veiga Jardim, presidente da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas (Fundahc) e chefe da Liga de Hipertensão e Fatores de Risco; Alexandre Taleb, chefe do Serviço de Telemática e Telemedicina da FM; e os chefes e representantes dos departamentos Renato Sampaio, de Clinica Médica; Clínica Cirúrgica,  Berivaldo Ferreira, Carlos Neves Costa e Ayr Nasser Jr; Ginecologia, Rui Gilberto; de Saúde Mental, João Alberto de Oliveira Campos e Abrão Marcos da Silva; e de Moléstias Infecciosas, Léo Leonardo de Araújo.
Ao saudar os internos, o diretor Heitor Rosa declarou que começar um novo Internato no Curso de Medicina significa vencer etapas e consolidar ainda mais o curso, que a cada ano, pela sua complexidade,  exige a correção de falhas e o aprimoramento de ações. Para isso, lembrou que a direção da FM está  “sempre aberta, a qualquer dia e em qualquer hora, a observações, críticas e sugestões” e ressaltou que uma das metas da formação universitária é despertar no estudante o espírito crítico,  que contribui para a uma formação profissional mais qualificada.
A pró-reitora da Graduação da UFG, professora Sandramara Matias Chaves, ao saudar os internos da Medicina, admitiu que o Internato é de grande importância na formação do médico e salientou que a Universidade vem ganhando avanços na formação profissional, cada vez com mais qualidade. Salientou ainda que a UFG vive agora um momento especialmente rico, com a criação de novos cursos já aprovados pelo REUNI e a implantação do Centro de Cultura e Eventos, a ser inaugurado neste 1º semestre e pronto para sediar todas as formaturas a partir de agosto.
Em seguida, o vice-diretor e coordenador do curso, professor Vardeli Alves de Moraes, deu boas-vindas aos internos e adiantou que “seguramente este ano será mais tranqüilo, pois no ano passado houve o desafio de implantação do Internato na rede básica de saúde, com as dificuldades vencidas e as avaliações consideradas positivas em todos os rodízios.” Lembrou ainda que o interno na rede básica não pode ser visto como um tocador de serviço. “Sua atividade ali não pode ser vista como trabalho e sim como treinamento para se preparar e criar responsabilidade como médico”, concluiu.
                                       Por fim falou a coordenadora do Internato, professora Edna Regina Pereira, que apresentou aos alunos objetivos e planejamento para 2008, além do cronograma de atividades, tudo apresentado no telão do teatro, inaugurado à oportunidade. A coordenadora explicou aos alunos  que se ênfase foi dada à atenção básica, não aconteceu em detrimento das atividades no Hospital das Clínicas. É que a maioria dos casos médicos deve ser abordada e resolvida na atenção básica, enquanto durante o Internato no HC estão em foco os casos clínicos de maior complexidade.

Fonte: Imprensa/FM/UFG