noticia5975.jpg

Medicina abre atividades do Internato/2008 dia 7 de janeiro

A abertura formal das atividades do Internato/2008 do Curso de Medicina da UFG está marcada para o dia 7 de janeiro, em solenidade a partir das 8 horas no Teatro Asklepiós.
As atividades do Internato do Curso de Medicina da UFG (quinto e sexto ano) do ano letivo de 2008 terão sua abertura formal no próximo dia 7 de janeiro, segunda-feira, em solenidade que será realizada a partir das 8 horas, no Teatro Asklepiós da FM. A programação do Internato, que é diferenciada para o quinto e o sexto ano, se estenderá durante todo o ano de 2008 e também no ano seguinte, já que a sua duração é de dois anos.
Explica a coordenadora do Internato, professora Edna Regina Silva Pereira, que na, realidade, as atividades relativas ao Internato do sexto ano já se iniciaram no dia 10 deste mês e se estenderão até 9 de dezembro. Quanto ao Internato do quinto ano, as atividades relativas a 2008  se iniciam no dia 7 de janeiro e se estenderão até 7 de dezembro do mesmo ano.
A professora acrescenta que o período é diferenciado porque as turmas do quinto e sexto ano têm atividades distintas no Internato. O quinto ano tem a maioria das atividades na atenção básica, com estágios  em 11 postos de atendimento em Goiânia (Cais, Ciams e unidades hospitalares) em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Saúde, além do Hospital das Clínicas da UFG e dos Núcleos Livres.
Além de estágio nesses postos, os alunos do quinto ano têm também o Internato Comunitário no interior do Estado, em parceria com as prefeituras municipais de Firminópolis/São Luiz dos Montes Belos, Uruaçu, Jataí e Morrinhos. Cada estágio é supervisionado, com a duração de quatro semanas e as turmas atuam sob esquema de revezamento.  Já o Internato do sexto ano é cumprido predominantemente no Hospital das Clínicas da UFG
Para o próximo ano letivo há uma novidade programada, que é a inclusão de mais um núcleo livre. Trata-se do Núcleo Livre Medicina de Família e Comunidade, que oferecerá três vagas, com um total de 160 aulas em quatro semanas. Seu objetivo é propiciar aos alunos a vivência de  atividades de gestão, planejamento e assistência, junto a equipes da Estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde.  

Fonte: Imprensa/FM/UFG