
HC participa de Campanha Nacional contra Câncer de Pele
O Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas e Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG participará neste sábado, 24, da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O atendimento será realizado das 09 às 15 hs, no Ambulatório de Dermatologia do HC, onde serão distribuídas 600 senhas para as pessoas interessadas, que passarão por exames de pele preventivos. O atendimento será gratuito e realizado para as pessoas residentes em Goiânia. Os interessados deverão vir munidos do R.G.
A organizadora da campanha no Estado de Goiás, a SBD - Regional Goiás mobilizará cerca de 40 profissionais, dentre dermatologistas da SBD-GO e do HC, médicos residentes em Dermatologia, enfermeiros e o Voluntariado do HC.
De acordo com a SBD, devem ficar atentas para a suspeita de câncer de pele aquelas pessoas que apresentam um crescimento na pele de aderência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, ou que tenham “pintas” pretas ou castanhas que estejam crescendo ou mudando sua cor, textura e tornam-se irregulares nas bordas, ou ainda aquelas pessoas que apresentam uma manha ou ferida que não cicatriza.
Segundo o coordenador local da campanha, o dermatologista Luís Fernando Fleury, da SBD-GO, o objetivo é diagnosticar a ocorrência de possíveis casos de câncer de pele no Estado de Goiás. Portanto, as pessoas que apresentem esses sinais, devem procurar o HC ou o Hospital Araújo Jorge, onde a campanha também estará sendo realizada. Caso sejam detectados casos suspeitos da doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento no HC ou no Hospital Araújo Jorge.
Essa é a nona edição da campanha, realizada pela SBD para tentar alertar a população brasileira quanto à gravidade da doença, que é responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil. Dados estatísticos do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2006, previram 122.400 novos casos da doença. E uma das maiores preocupações dos especialistas está na exposição inadequada dos brasileiros ao sol. A SBD recomenda que todas as medidas de proteção sejam tomadas, como uso de chapéus, camisetas e protetores solares. Também deve ser evitada a exposição solar entre as 10 e 16 h (horário de verão).
Mais informações na Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás, pelo telefone (62) 3251-6826.
Mais informações na Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Goiás, pelo telefone (62) 3251-6826.
Fonte: Ascom HC/UFG