
Prova de avaliação do ENADE será dia 11 de novembro
Será no dia 11 de novembro,neste domingo, às 13 horas, a prova do ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – 2007, para os alunos da Faculdade de Medicina da UFG. São 84 alunos do primeiro, segundo e sexto anos do Curso de Medicina, selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é uma autarquia do Ministério da Educação, de uma lista de 339 alunos - 225 ingressantes e 114 concluintes - enviada pela diretoria da FM.
A prova do ENADE é obrigatória para os alunos selecionados e a coordenação do curso alerta que aqueles que se omitirem com relação a esse compromisso estarão sujeitos a sanções, inclusive à proibição de colar grau. A lista dos selecionados já foi publicada no site do MEC (divulgada também no final dessa matéria) e cada aluno relacionado receberá pelo correio a convocação, acompanhada do Cartão de Identificação para a prova e o endereço do local onde ela deverá ser feita.
O ENADE é realizado de três e três anos nas instituições de ensino superior do país com o objetivo de acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação. Na avaliação anterior, realizada em 2004, o Curso de Medicina da UFG obteve o grau máximo, ou seja, grau 5, em uma avaliação que pontua de 1 a 5.
A PROVA
Conforme a Portaria nº 148 do Inep , de 31 de julho de 2007, este ano a prova do ENADE terá a duração de quatro horas, tendo a avaliação do componente de formação geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico da área de Medicina. No componente de formação geral, será investigada a formação de um profissional ético, competente e comprometido com a sociedade em que vive. Segundo a portaria, espera-se que os graduandos investigados nessa prova “evidenciem a compreensão de temas que transcendam ao seu ambiente próprio de formação e importantes para a realidade contemporânea”.
As questões relativas a formação geral serão retiradas dos seguintes temas: 1. Sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão; 2. Exclusão e minorias; 3. Biodiversidade; 4. Ecologia; 5. Mapas sócio e geopolítico; 6.Globalização; 7. Arte e Filosofia; 8. Políticas públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde e Segurança; 9. Redes sociais e responsabilidade: setor público, privado (terceiro setor). 10. Relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); 11. Vida urbana e rural; 12. Inclusão/exclusão digital; 13. Cidadania; 14. Violência; 15. Terrorismo; 16. Avanços Tecnológicos; 17. Relações de Trabalho; 18. Tecnociência; 19. Propriedade intelectual; 20. Diferentes mídias e tratamento da informação.
Já na área específica de Medicina, o graduando será argüido dentro do seguinte perfil: formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacidade para atuar conforme os princípios éticos no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde.
As questões relativas a formação geral serão retiradas dos seguintes temas: 1. Sociodiversidade: multiculturalismo e inclusão; 2. Exclusão e minorias; 3. Biodiversidade; 4. Ecologia; 5. Mapas sócio e geopolítico; 6.Globalização; 7. Arte e Filosofia; 8. Políticas públicas: Educação, Habitação, Saneamento, Saúde e Segurança; 9. Redes sociais e responsabilidade: setor público, privado (terceiro setor). 10. Relações interpessoais (respeitar, cuidar, considerar e conviver); 11. Vida urbana e rural; 12. Inclusão/exclusão digital; 13. Cidadania; 14. Violência; 15. Terrorismo; 16. Avanços Tecnológicos; 17. Relações de Trabalho; 18. Tecnociência; 19. Propriedade intelectual; 20. Diferentes mídias e tratamento da informação.
Já na área específica de Medicina, o graduando será argüido dentro do seguinte perfil: formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacidade para atuar conforme os princípios éticos no processo de saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde.
Toda a prova, em suma, tomará como referencial os conteúdos originados das competências e habilidades a serem construídas e agregadas ao longo do curso, seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Tanto na área de formação geral como de conhecimentos específicos de Medicina, haverá questões discursivas e de múltipla escolha.
Fonte: Imprensa/FM/UFG