
Medicina promove simpósio sobre comportamento suicida
“Comportamento suicida: abordagem e prevenção” é o tema do VII Simpósio do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFG, que se inicia nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, estendendo-se até o dia 27, sábado. O evento acontece no Teatro Asklepiós da FM, à Rua 235 –Setor Universitário e visa proporcionar aos participantes uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre o comportamento suicida nas suas diversas formas, que são ideação suicida, plano suicida, tentativa de suicídio e suicídio consumado.
O VII Simpósio “Comportamento Suicida: Abordagem e Prevenção” estará aberto à participação de profissionais e estudantes das áreas de Saúde e Educação, além de outras pessoas interessadas na temática. Conforme a professora Célia Maria Ferreira Teixeira, coordenadora do Programa de Estudos e Prevenção ao Suicídio e Atendimento ao Paciente do Departamento de Saúde Mental da FM/HC e do simpósio, o suicídio representa um sério problema de saúde pública e sua discussão torna-se a cada dia mais pertinente, merecendo toda atenção da sociedade.
A professora acrescenta que nos últimos 45 anos a mortalidade global por suicídio aumentou 60%, mudando os percentuais do grupo dos mais idosos para os mais jovens. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde, somente no ano 2000 um milhão de pessoas cometeram suicídio, enquanto um número de 10 a 20 vezes maior tentou o suicídio.
No Brasil, segundo explica a professora, as mortes por suicídio, embora subestimadas, são de baixas magnitudes, se comparadas a outros países. Entretanto, mostram-se crescentes na faixa do adulto jovem, principalmente no sexo masculino.
Programa
Na abertura do simpósio, às 20 h do dia 25, haverá uma apresentação cultural a cargo de professoras da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG . Em seguida será realizada a primeira palestra do evento, tendo como tema “Suicídio e Saúde Pública”, pela Dra. Alexandrina Melleiro (SP) e como presidente dos trabalhos o Dr. João Alberto de Oliveira Campos (GO).
No dia 26, as atividades se iniciam às 8:30 h, estendendo-se até o meio-dia e, à tarde, das 14 h às 18 h, com a abordagem dos seguintes temas: Comportamento Suicida, Ideação Suicida, Fatores de Risco para o Suicídio, Infância/Adolescência, Adolescentes e Adultos Jovens, A Visão da Psiquiatria Geriátrica, Ressonâncias do Comportamento Suicida na Equipe de Saúde, Dinâmica Familiar no Contexto da Crise, Comportamento e Intenção Suicida: Aspectos Bioéticos, Filosóficos e Legais, Psicopatologia e Filosofia, Aspectos Bioéticos, A Visão Jurídica e Neurobiologia do Suicídio.
No sábado, dia 26, as atividades do simpósio serão no período das 8 h ao meio-dia, com estes temas programados: Comportamento Suicida e sua Abordagem nos Transtornos Psiquiátricos, Transtornos do Humor, Transtornos Psicóticos, Transtornos por Substâncias, Transtornos de Personalidade, Serviços de Intervenção em Risco de Suicídio, Serviços de Intervenção em Crise, Programa de Estudos e Prevenção ao Suicídio e Atendimento a Pacientes com Tentativa de Suicídio (PATS/UFG), e Diretrizes Nacionais para Prevenção ao Suicídio. Este último tema estará a cargo de representantes do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).
Source: Imprensa/FM/UFG