VI Congresso Nacional da Psicologia - CNP

Evento

: Brasília - DF - Brasil

: 13 a 16 de Junho 2007

Apresentação

O Sistema Conselhos promovem, de 14 a 17 de junho de 2007,  o VI Congresso Nacional da Psicologia, VI CNP.

Instância máxima de deliberação da Psicologia brasileira, os CNP’s, que ocorrem a cada três anos, têm como objetivo construir um programa de participação efetiva da Psicologia na transformação da sociedade brasileira, ampliando a inserção social e a possibilidade de formular respostas para as necessidades sociais urgentes do Brasil.

O Congresso Nacional é um projeto amplo de debates que se inicia nas bases, próximo aos psicólogos, isto é, em suas cidades e seus respectivos Conselhos Regionais, sub-sedes ou seções. A partir do desenvolvimento das discussões, alguns representantes, chamados delegados, se encarregam de encaminhar proposições reunindo-se com os outros representantes. Portanto, psicólogo, fique atento: os eventos regionais vão começar. São os chamados Coreps.

Memória - o V Congresso Nacional da Psicologia aconteceu também em Brasília,  no ano de 2004, com o tema: Protagonismo Social da Psicologia: as urgências brasileiras e a construção de respostas da Psicologia às necessidades sociais.

Desta vez, o  CNP terá como tema “Do Discurso do Compromisso Social à Produção de Referências para a Prática: construindo o projeto coletivo da profissão”. O convite é para pensar o futuro da profissão e da ciência, a partir do trabalho cotidiano de cada um.

Informações:

O Congresso Nacional da Psicologia é uma conquista democrática da categoria, que foi instalado a partir do Processo Constituinte da Psicologia ocorrido em 1994 e á luz da promulgação da Constituição de 88. Sua instalação possibilitou a transformação do papel, do funcionamento e da ação dos Conselhos de Psicologia em direção a uma sociedade democrática. Instância máxima de deliberação na estrutura dos Conselhos, de 3 em 3 anos aprova as diretrizes básicas para a ação dos Conselhos de Psicologia. Os Congressos Nacionais da Psicologia também se constituem como o momento em que são inscritas chapas que concorrem às eleições para a direção da autarquia.

O Congresso Nacional é um processo amplo de debates, que se inicia bem perto de cada psicólogo, isto é, na sua cidade, no seu regional, sub-sede ou seção. As discussões vão, então, se acumulando e alguns representantes (delegados) vão sendo escolhidos para levar as posições adiante, reunindo-se com os outros representantes.

Assim, o Congresso Nacional possui as seguintes etapas:

  • Eventos preparatórios: são realizados em diversas localidades e têm a tarefa de suscitar os debates e levantar questões para a formulação de teses;
  • Pré-Congressos: são instâncias que apreciam e aprovam as teses do Regional e ocorre apenas um por área geográfica. Elege-se nesta instância os delegados ao Congresso Regional;
  • Congresso Regional: composto por delegados eleitos nos pré-congressos é realizado em cada Conselho Regional e aprecia as teses nacionais e elege delegados ao Congresso Nacional;
  • Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia.

 

Tema:

Do discurso do compromisso social à produção de referências para a prática: construindo o projeto coletivo da profissão

Eixos:

  • Aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos
  • Diálogos para construção dos projetos coletivos da profissão
  • Intervenção dos psicólogs nos sistemas institucionais

Acompanhe o andamento do VI CNP pelo www.pol.org.br

 Site do Evento: www.pol.org.br/vicnp/