Mobilidade Acadêmica

A Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece aos alunos a oportunidade de realizar parte de seus estudos em outras instituições, tanto no Brasil quanto no exterior, promovendo intercâmbios acadêmicos que enriquecem a formação dos estudantes.
A UFG mantém acordos com diversas instituições internacionais, o que facilita o processo de seleção e transferência de créditos.

Os estudantes de Medicina podem, por exemplo, estagiar em hospitais e centros de pesquisa de renome, proporcionando uma experiência prática e teórica enriquecedora.
Os interessados devem atender aos requisitos específicos do programa, que incluem, entre outros, estar matriculado regularmente no curso, ter concluído um certo número de créditos e apresentar bom desempenho acadêmico.

A inscrição no programa de mobilidade acadêmica geralmente envolve a submissão de um plano de estudos, cartas de recomendação e, em casos de intercâmbio, a comprovação de proficiência em um idioma estrangeiro.

Para mais informações sobre as oportunidades de mobilidade acadêmica, os processos de inscrição e os critérios de elegibilidade, os alunos podem acessar o site da SRI da UFG ou consultar os editais específicos disponíveis no portal da universidade.

A FM-UFG possui longa e robusta tradição em Programas de Mobilidade, tanto recebendo estudantes externos (que cursam graduação em Medicina em outras Instituições Federais de Ensino Superior ou em Instituições de Ensino Superior estrangeiras) quanto enviando estudantes do curso de graduação em Medicina da UFG para cursarem componentes curriculares em outras Instituições de Ensino Superior.

Ressalta-se que, para estudantes externos (que não são do curso de graduação em Medicina da UFG), os Programas de Mobilidade Acadêmica oficiais e vigentes (Nacionais: PME-ANDIFES e PMIPES; Internacionais: Edital Geral, AUGME, dentre outros dirigidos pela SRI-UFG) são a única forma de se cursar alguns componentes curriculares do curso de graduação em Medicina da UFG. Algumas observações relevantes:

• estudante de mobilidade cursa os componentes curriculares da Medicina da UFG exatamente como são ofertados aos demais estudantes da FM-UFG, e isso significa seguir, inclusive, o mesmo cronograma de rodízios de módulos;
  • não é possível informar, de forma antecipada ou fora do processo eletrônico, se haverá ou não vagas disponíveis no(s) componente(s) curricular(es) solicitado(s).

Para estudantes externos e também para os estudantes do curso de graduação em Medicina da UFG, as informações sobre os Programas de Mobilidade Acadêmica Nacionais podem ser encontradas em: https://prograd.ufg.br/p/7730-programas-de-mobilidade-academica-mobilidade-presencial .

• O PME-ANDIFES permite que estudantes cursem componentes curriculares em Instituições Federais de Ensino Superior de todo o Brasil;
  • O PMIPES permite que estudantes cursem componentes curriculares em Instituições Públicas de Ensino Superior no Estado de Goiás.

Há dois períodos de inscrições para estes Programas de mobilidade Acadêmica Nacionais:

• Para o primeiro semestre letivo do ano subsequente, a Coordenação de Mobilidade registra as inscrições no mês de outubro do ano corrente. Atenção: para que seja possível viabilizar as candidaturas de Mobilidade para o primeiro semestre do ano subsequente, os estudantes de Medicina da UFG devem enviar à Coordenação do Curso de Graduação em Medicina (coord.grad.fm@ufg.br) a documentação completa, incluindo o Plano de Estudos feito pelos estudantes interessados em conjunto com o(a) Coordenador(a) do Curso, até 31 de agosto.
  • Para o segundo semestre letivo do ano corrente, a Coordenação de Mobilidade registra as inscrições no mês de maio do mesmo ano. Atenção: para que seja possível viabilizar as candidaturas de Mobilidade para o segundo semestre do ano corrente, os estudantes de Medicina da UFG devem enviar à Coordenação do Curso de Graduação em Medicina (coord.grad.fm@ufg.br) a documentação completa, incluindo o Plano de Estudos feito pelos estudantes interessados em conjunto com o(a) Coordenador(a) do Curso , até 31 de março.