Processo Seletivo

O processo seletivo para ingresso em cursos de graduação na Universidade Federal de Goiás (UFG) oferece várias modalidades de acesso, abrangendo diferentes perfis de candidatos.

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC), o ENEM inicialmente visava avaliar o desempenho dos estudantes ao final da educação básica. Com o tempo, o exame passou a desempenhar um papel crucial no processo seletivo de diversas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas. Para mais informações sobre o ENEM, incluindo detalhes sobre a inscrição, provas e resultados, você pode visitar o site oficial do INEP.

A principal forma de ingresso na UFG é através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza as notas do ENEM. Os candidatos devem se inscrever no SiSU e selecionar a UFG como opção de instituição de ensino. A seleção é baseada nas notas obtidas no ENEM, e os candidatos são classificados de acordo com seu desempenho. Além disso, a Lei de Cotas é aplicada, reservando vagas para estudantes de escolas públicas, negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Para o preenchimento de vagas remanescentes, a UFG realiza o Processo Seletivo Complementar, que também utiliza as notas do ENEM. Este processo busca preencher as vagas disponíveis nos câmpus da Região Metropolitana de Goiânia e no Câmpus Goiás.

Para mais informações detalhadas sobre os processos seletivos, é recomendável acessar o site oficial da UFG e os editais específicos disponíveis no portal da universidade.