Estrutura Organizacional

As Atividades de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG) são iniciativas que visam integrar a universidade com a comunidade externa, promovendo a troca de conhecimentos e experiências entre a academia e a sociedade. Estas atividades são fundamentais para cumprir a missão social da universidade, proporcionando benefícios mútuos e contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região.

A extensão universitária na UFG envolve projetos e programas que atendem a demandas sociais, culturais e econômicas, proporcionando formação complementar aos alunos e benefícios diretos à comunidade. Estes projetos incluem ações de saúde, educação, tecnologia, meio ambiente e direitos humanos, entre outros, sempre alinhados com as necessidades locais e regionais.

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolve uma série de ações de extensão que têm como objetivo principal promover a integração entre a universidade e a comunidade, além de proporcionar uma formação prática e socialmente relevante aos estudantes.

Algumas das principais atividades de extensão realizadas pela faculdade incluem:

1. Projetos Educativos e de Prevenção em Saúde:

• Ensinando Pais e Filhos sobre a importância do cuidado com a alimentação na prevenção e cuidado do Diabetes: Projeto que visa educar famílias sobre hábitos alimentares saudáveis e a prevenção do diabetes.
  • Saúde do Adolescente: Ações voltadas para a promoção da saúde e bem-estar de adolescentes, abordando temas como sexualidade, nutrição e prevenção de doenças.

2. Cursos e Treinamentos:

• Curso de Ultrassonografia para a Urgência e Emergência (POCUS-URGÊNCIA): Treinamento teórico e prático para capacitar profissionais e estudantes na utilização do ultrassom em situações de urgência e emergência.
  • Treinamento Avançado em Retina Clínica e Cirúrgica: Curso especializado para aprimorar habilidades em diagnósticos e cirurgias de retina.

3. Simpósios e Eventos Científicos:

• XXXVI Encontro Científico de Acadêmicos de Medicina, XV Congresso Goiano de Ética Médica e XIX Congresso da Associação Médica de Goiás: Evento que reúne acadêmicos e profissionais da área médica para discutir avanços científicos, ética médica e compartilhar experiências.
  • XI Jornada Acadêmica de Metodologia Científica: Evento que visa aprimorar as competências em pesquisa científica dos estudantes.

4. Ligas Acadêmicas:

• Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia: Grupo de estudos que se dedica ao atendimento e pesquisa na área de saúde do idoso.
  • Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular: Focada na formação de futuros cardiologistas e cirurgiões cardiovasculares através de atividades teóricas e práticas.

5. Campanhas de Conscientização:

• Março Azul: Campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer colorretal, promovendo exames e ações educativas.
  • Prevenção de Queimaduras em Escolas: Atividades de educação sobre prevenção de queimaduras direcionadas a estudantes de escolas públicas.

Essas atividades são apenas alguns exemplos do amplo leque de ações de extensão desenvolvidas pela Faculdade de Medicina da UFG. Elas demonstram o compromisso da instituição em proporcionar uma formação integral aos seus alunos, ao mesmo tempo em que contribuem significativamente para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população.

As Coordenações das Atividades de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG) desempenham um papel crucial na organização, implementação e avaliação das ações de extensão e culturais da universidade. Estas coordenações são responsáveis por assegurar que as atividades estejam alinhadas com os objetivos institucionais e atendam às necessidades da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Para mais informações:

E-mail: caex.fm@ufg.br