Centro Acadêmico

O Centro Acadêmico XXI de Abril é a instituição estudantil mais antiga e tradicional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Fundado em 9 de maio de 1960, apenas 15 dias após a criação da Casa de Francisco (nome dado à FM-UFG pelos estudantes), seu nome original pretendia homenagear o Dr. Francisco Ludovico, diretor fundador da faculdade. No entanto, a pedido de Francisco, a entidade foi batizada como Centro Acadêmico XXI de Abril, em referência à data de inauguração de Brasília.

A escolha do nome também está relacionada ao então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, idealizador da nova capital e figura crucial para a fundação da Faculdade de Medicina da UFG em 1960, com a implementação de um calendário especial para a instituição.
O primeiro presidente do centro acadêmico foi Ali Said Esgaib, tendo Walfredo Zupelli como primeiro tesoureiro, ambos participando ativamente da administração nos dois primeiros anos da entidade.

O Centro Acadêmico XXI de Abril tem como princípios a luta por melhorias no ensino, defesa dos direitos dos estudantes, e promoção da pesquisa e extensão para a comunidade acadêmica do curso.
Desempenha um papel crucial na integração dos estudantes, facilitando a comunicação entre eles e a administração da faculdade. Também oferece suporte aos alunos em questões acadêmicas, administrativas e pessoais, contribuindo para um ambiente de ensino mais colaborativo e participativo.

Entidade representativa dos estudantes de Medicina. Fundado com o objetivo de defender os interesses e direitos dos alunos, o CAXXIA atua em diversas frentes, incluindo a organização de eventos acadêmicos, culturais e sociais, além de promover atividades de extensão e ações comunitárias.

Incentiva a arte, a cultura, a produção científica e a participação ativa da faculdade junto à comunidade. Entre os eventos tradicionais que organiza se destacam o Encontro dos Acadêmicos de Medicina (ECAM), a Semana de Recepção dos Calouros (SeReCa), o Show do Esqueleto, o MedWeek, e diversas outras atividades promovidas pelos departamentos da instituição.

Ademais, o centro acadêmico sempre esteve atento às necessidades do Hospital das Clínicas, organizando, por exemplo, uma campanha de arrecadação de recursos para equipar o novo hospital durante a pandemia em Goiás. A campanha foi um sucesso e ajudou significativamente o hospital a iniciar suas atividades em um momento crítico.

A sede do Centro Acadêmico XXI de Abril está localizada no estacionamento do Hospital das Clínicas e dispõe de um ambiente espaçoso e confortável para que os alunos possam descansar, realizar reuniões e se divertir com jogos e sinuca.

Através de suas iniciativas, o CAXXIA busca enriquecer a experiência universitária dos alunos de Medicina, promovendo o desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional, sempre alinhado aos valores de ética, solidariedade e responsabilidade social.

Parte do CAXXIA está a Atlética Madrasta.

A Atlética Madrasta é a associação esportiva e recreativa dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Sua principal missão é promover a prática de esportes e atividades físicas entre os alunos, contribuindo para o bem-estar, a saúde e a integração dos estudantes.

A Atlética Madrasta organiza e participa de diversas competições esportivas, incluindo jogos universitários e campeonatos interatléticas, onde os alunos podem competir em várias modalidades, como futebol, vôlei, basquete, handebol, atletismo, entre outros. Além das competições, a Atlética também promove eventos sociais, festas e atividades culturais, que ajudam a fortalecer os laços de amizade e a camaradagem entre os estudantes.

A diretoria do Centro Acadêmico, de 2024, é composta por 10 membros: Vitor Bastos Mesquita (Presidência), Matheus Cotian Cunha De Lima (Vice-presidência), Vanessa Nascimento Vilas-Boas (1ª Tesoureira), Nicolas Felipe Machado (2º Tesoureiro), Thalles Eduardo Ribeiro (1º Secretário), Rodrigo de Deus Costa Philocreon (2º Secretário), João Paulo Barbosa Sousa (Diretor de Infraestrutura), Iuri Cesar Lima Paiva (Diretor de Marketing), Phabia Assunção Pereira (Diretora de Comunicação) e Anna Raphaella Matos de Faria Rezende (Diretora de Internato).

Instagram: @caxxiaufg.
Email: ufgcaxxia@gmail.com