Logo UFG

NUTTs presente no Congresso Brasileiro de Telessaúde

    Equipe do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Faculdade de Medicina da UFG (NUTTs)   participou, no final do mês de outubro, do 7º Congresso Brasileiro de Telessaúde - CBTms 2015 -  que se realizou no Rio de Janeiro entre os dias 28 e 30 do mês,com a presença de representantes de todas partes do planeta. O congresso aconteceu no  campus da Universidade Federal do Rio de janeiro e teve como tema central A Telessaúde para a Universalização da Saúde.

   Realizado simultaneamente com a 20ª Conferência Internacional de Telemedicina e Telessaúde, o encontro tornou-se  um congraçamento de alto nível,  com troca de experiências e encaminhamentos destinados ao fortalecimento da Telessaúde como meio de universalização da saúde pública. Na programação, palestras, painéis e grupos de trabalho sobre temas como O Brasil e as Sociedades Internacionais de Telemedicina, Aspectos Éticos para a Telessaúde, Infraestrutura e Sustentabilidade, Integração Telessaúde e Regulação, Gestão em Telessaúde e muitos outros.

   A delegação representante do NUTTs  foi responsável pela apresentação de três painéis constantes da programação do evento. Dois deles  dentro do subtema Atenção Primária: 1) Tele-Education –Screening and Diabetic Foot Prevention in the Primary Health Care e 2) Tele-Education – Detection and Diabetic Foot Treatment in Primary Health Care by Multidisciplinary Teamwork, ambos apresentados pela professora doutora Eldecy Cardoso da Silva.

   E, ainda,  dentro do painel Estratégias para Ampliação da Teleassistência no Brasil, a apresentação do tema Telediagnóstico em Oftalmologia: Telessaúde no Apoio ao Diagnóstico de Retinopatias,  que foi defendido pelo professor doutor Gustavo Queiroz, que na oportunidade substituiu o coordenador do NUTTs goiano, professor doutor Alexandre Taleb,  chefe da delegação  do Estado  de Goiás no congresso.

   Também fizeram parte da equipe do NUTTS  no 7º Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde Ehuinder Fernandes Vieira- coordenador de campo; Eric Benchimol Ferreira – coordenador da RUTE – Rede Universitária de Telemedicina; Jônatas Abreu Fernandes, gerente TI; Márcio de Sá Araújo Marcolino – médico regulador; Quéren Ávila de A. Fonseca – coordenadora administrativa e Ulysses de Alcântara Malveste – programador.

 

13/novembro/2015