
Colação de Grau Especial realizada na FM
Colaram grau nesta terça-feira, dia 18 de novembro, 10 concluintes do Curso de Medicina da UFG, Turma 57, que, por motivos particulares, não puderam aguardar e colar grau junto com seus colegas na solenidade formal programada para o dia 13 de janeiro de 2015, no Centro de Cultura e Eventos da UFG.
Colaram grau nesta terça-feira, dia 18 de novembro, 10 concluintes do Curso de Medicina da UFG, Turma 57, que, por motivos particulares, não puderam aguardar e colar grau com seus colegas na solenidade formal programada para 13 de janeiro de 2015, no Centro de Cultura e Eventos da UFG. A cerimônia simples, mas cumprindo todos os ritos protocolares de uma colação de grau oficial e solene, aconteceu no gabinete da diretoria da Faculdade de Medicina, presidida pela diretora, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, às 11 horas.
Abrindo a cerimônia, a diretora da FM explicou aos formandos do segundo semestre de 2011 que o momento, apesar de aparentemente simples, se revestia da maior importância e cumpria os requisitos formais de uma colação de grau oficial, pois somente através dele o até então aluno, que acabou de entrar na sala como acadêmico, sairia dela minutos depois como médico, podendo a partir daí ser tratado como tal e exercer todas as prerrogativas da sua profissão.
Assim, diante da diretora Fátima Maria Lindoso e da professora testemunha Alessandra Vitorino Naguettini, do Departamento de Pediatria da FM, Guilherme Falcão Bernardes fez formalmente o Juramento de Hipócrates em nome de seus colegas, que em seguida receberam a Outorga do Grau, concedida pela diretora. Na sequência, foi lido o Termo de Colação de Grau Especial pela coordenadora administrativa da FM, Izildinha Alves da Silva Jorge, assinado após pelas professoras presentes e pelos novos médicos.
Colaram grau Ana Paula Nascimento da
Silva, André Rosetti Machado de Resende, Bruna Priscila Brito Ribeiro dos Santos, Danilo Ferreira Valadão, Danillo Batista Nunes, Fernando Gratão de Castro, Fillipe Tiago Xavier de Campos, Guilherme Falcão Bernardes, Yara de Paula Duarte e Patrícia Fernandes Melo Alves, concluintes do segundo semestre letivo do ano de 2014 do Curso de Medicina da UFG, Bacharelado, na modalidade Ensino Especial, Turma 57.
Ao término da cerimônia, a diretora da Faculdade de Medicina, professora Fátima Lindoso, cumprimentou os novos médicos, parabenizando-os pela escolha da profissão, que tem como objetivo maior levar o bem estar às pessoas. E pediu que todos eles, no exercício da profissão, nunca se esqueçam de dar atenção especial aos pobres, não colocando nunca a remuneração profissional em primeiro lugar e que se espelhem sempre no Pai da Medicina, Hipócrates, que deixou sua marca na História como cientista voltado para o humanismo e com olhar dedicado ao ensino.
Lembrou ainda que a profissão de médico exige constante dedicação e aprimoramento, já que pela vida afora terão sempre de se dedicar aos estudos e à aquisição de novos conhecimentos. Por sua vez, a professora Alessandra Naguettini deu parabéns aos novos médicos tanto nos próximos passos que terão de dar rumo à residência e à especialização como na vida profissional propriamente dita. Por fim o novo médico Fillipe Tiago Xavier de Campos leu aos seus colegas trecho do livro de Chico Xavier “Aprendamos a Dividir”, que muito lhe falou ao coração e que queria compartilhar com todos em momento tão especial de suas vidas.
Fonte: Imprensa FM/UFG