Ex-diretor Maurício Leite será Professor Emérito da UFG
A Faculdade de Medicina da UFG será palco de sessão solene para entrega do Título de Professor Emérito da Universidade ao Professor Maurício Sérgio Brasil Leite no dia 20 deste mês de novembro, em cerimônia presidida pelo reitor Orlando Afonso Valle do Amaral, a se realizar às 20 horas no Teatro Asklepiós da FM. Para essa solenidade o Reitor da UFG e a diretora da FM, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, convidam toda a comunidade acadêmica.
A Faculdade de Medicina da UFG será palco de sessão solene para entrega do Título de Professor Emérito da Universidade ao Professor Maurício Sérgio Brasil Leite no dia 20 deste mês de novembro, em cerimônia presidida pelo reitor Orlando Afonso Valle do Amaral, a ser realizada às 20 horas, no Teatro Asklepiós da FM. Para essa solenidade o Reitor da UFG e a diretora da FM, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, convidam toda a comunidade acadêmica.
O professor Maurício Leite recebe o título de Professor Emérito após outorga do mesmo pelo Conselho Universitário da UFG, fruto de proposta apresentada pelo professor Maurício Barcelos, do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina. O homenageado foi o sexto diretor da FM/UFG, tendo exercido a função por dois mandatos consecutivos, no período de 1984 a 1990.
Trata-se do nono catedrático da Faculdade de Medicina da UFG com o título de Professor Emérito da Universidade, tendo sido antecedido na homenagem pelos ex-professores Francisco Ludovico de Almeida Neto, Anis Rassi, Joffre Marcondes de Rezende, Geraldo Pedra, Celmo Celeno Porto, Heitor Rosa, Hélio Moreira e Nilzio Antonio da Silva.
Além de diretor da Faculdade de Medicina da UFG por dois mandatos, o professor Maurício Sergio Brasil Leite foi também presidente do Colegiado de Curso da Medicina – hoje Coordenação do Curso – e diretor pró-tempore do Hospital das Clínicas da Universidade. No seu primeiro mandato como diretor da FM, fundou o ECAM – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina – que este ano realizou sua 26ª edição e, enquanto professor do Departamento de Patologia, criou a Residência Médica de Patologia, que já formou mais de 50 médicos especialistas na área.
Médico patologista com especialização em Medicina Tropical, o professor Maurício Leite teve como principal área de pesquisa Anatomia Patológica e Citopatologia. Formou-se médico pela FM/UFG em 1970 e ao longo de sua vida profissional foi presidente da Associação Brasileira de Laboratórios de Patologia e Citopatologia e da Sociedade de Patologia do Colo Uterino e Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia, tendo exercido também, entre outras funções, a de diretor da Sociedade Brasileira de Patologia.
É ainda membro de várias entidades médicas, como a Academia Goiana de Medicina, onde ocupa a cadeira nº 20; Sociedade Brasileira de Patologia; Sociedade Brasileira de Citopatologia; Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia; e Associação Brasileira de Laboratórios de Patologia e Citopatologia. O professor também colaborou com mais de duas dezenas de monografias e teses de Mestrado, Livre Docência e Doutorado.
Igualmente colaborou na publicação de nove livros de Medicina:
1-Veronesi, R Doenças Infecciosas e Parasitárias de 1976/96, Ed. Guanabara Koogan;
2-Neto, VA, Baldy. Doenças Transmissíveis – Editora Sarvier;
3-Porto, CC. Semiologia Médica da 1ª à edição atual, Editora Guanabara Koogan;
4-Carneiro, MA. Atlas de Neuroanatomia, Editora da UFG;
5-Porto, CC. Exame Clínico, desde a 1ª edição, Editora Guanabara Koogan;
6-Oliveira,GL.Osteoporose-Guia p/ Diagnóstico, Prevenção e Tratamento 2002, Editora Revinter;
7-Bogliolo L. Patologia 5ª edição , Editora Guanabara Koogan;
8-Porto,CC. Vademecum de Clínica Médica, Guanabara Hoogan- Ed Especial 1ª edição 2005;
9- Porto,CC. Vademecum de Clínica Médica. Ed. Guanabara Koogan Editor Especial e idealizador o Banco de Imagens- Última Edição.
Source: Imprensa FM/UFG