Dois concluintes de Medicina colam Grau Especial
Dois concluintes do Curso de Medicina da UFG, os acadêmicos Nayanne de Lima Malta e João Luis Darques Ferreira, participaram de Colação de Grau Especial realizada no gabinete da diretoria da Faculdade de Medicina da UFG, na manhã desta quarta-feira, dia 23, às 9 horas.
Dois concluintes do Curso de Medicina da UFG, os acadêmicos Nayanne de Lima Malta e João Luis Darques Ferreira, participaram de Colação de Grau Especial realizada no gabinete da diretoria da Faculdade de Medicina da UFG, nesta quarta-feira, dia 23, às 9 horas. Autorizada pela Pró-Reitoria de Graduação da UFG, essa Colação de Grau Especial antecede o cerimônia oficial de colação da Turma 56 da FM, programada para o dia 17 de dezembro, já que os dois acadêmicos necessitam de comprovação de graduação antes da data oficial, por força de concurso de ordem profissional.
A cerimônia foi presidida pela vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFG, à oportunidade no exercício da diretoria, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima e na presença do professor Antonio Fernando Carneiro, chefe do Departamento de Cirurgia e Izildinha Alves da Silva Jorge, coordenadora administrativa da FM/UFG, presentes ainda familiares dos dois novos médicos. Apesar de simples, a cerimônia seguiu todos os ritos formais estipulados na legislação vigente para uma Colação de Grau.
Abrindo a solenidade, a diretora em exercício, professora Fátima Lindoso, saudou os presentes e salientou a importância do momento, uma cerimônia singela mas carregada de toda a seriedade e validade da oficial comandada pelo Reitor, para outorga de grau de toda a Turma 56. O passo seguinte foi a leitura do Termo de Compromisso dos formandos, feita por Nayanne de Lima Malta e logo após deu-se o Juramento formal do curso, pelo até então acadêmico João Luis Darques Ferreira, seguido da outorga de Grau conferida aos dois novos médicos.
O passo seguinte foi a leitura do Termo de Colação de Grau feita pela coordenadora administrativa da FM, Izildinha Alves Jorge, a seguir assinado pelos docentes e pelos recém formados. Na sequência, a diretora em exercício cumprimentou os novos médicos e seus familiares pela conquista, lembrando que foi para todos uma grande luta para entrar e outra talvez maior para sair da Faculdade com o título de médico. Lembrou ainda da importância da ética no exercício da profissão e que o exercício da sua missão deve ser firmado em dois pilares: humanismo e ética.
Os próximos a falarem foram os novos médicos, primeiro João Luis, que evocou seu sonho e de sua família de se formar médico, que foi difícil entrar, prosseguir no curso e dele sair, mas agora com um grande orgulho de ter cursado na “Casa de Chico” – como carinhosamente é chamada a FM/UFG – para onde quer voltar no futuro, segundo disse, como professor. Também falou de sua emoção a nova médica Nayanne Malta, agradecendo a Deus, à Faculdade e à família pela conquista e mencionou que a FM passou a ser a sua segunda casa, sua segunda família e onde fez tantos amigos, por isso sua imensa gratidão.
Por último falou o professor Antonio Fernando Carneiro, agradecendo a oportunidade e honra de testemunhar o ato de Colação de Grau Especial, cumprimentando em seguida os familiares e os recém formados médicos, deixando com eles uma máxima creditada a Hipócrates: “Que antes de tudo, o médico nunca cause mal ao ser humano”.
Fonte: Imprensa FM/UFG