Capa - OSCE

Internos da FM terão provas da OSCE dias 27 e 28

Alunos do sexto ano da Faculdade de Medicina da UFG, que cursam o Internato-6,  farão as provas escrita e prática da OSCE nos próximos dias 27 e 28 de setembro, sexta e sábado,  para avaliação do ensino-aprendizagem relativo ao ano letivo de  2013. A OSCE (Organized And Structured Clinical Examination) se realiza anualmente, resultado de parceria do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde.

Os 111  alunos  da Faculdade de Medicina da UFG que cursam o  Internato (I-6/2013)   vão se submeter nos próximos dias 27 e 28 de setembro, sexta-feira e sábado,  às provas da  OSCE – Organized and Structured Clinical Examination,  que é uma metodologia  de avaliação de ensino-aprendizagem  adotada pelo Programa de Reorientação dos Cursos de Medicina (Pró-Saúde), resultado de parceria entre o Ministério da Saúde  e a Organização Pan-Americana da  Saúde (OPAS).

 Serão duas provas, uma escrita e outra prática e a  primeira será realizada no próximo dia 27, nesta sexta-feira, a partir das 8 horas na FM,  constando de  100 questões objetivas do tipo múltipla escolha, cada uma com quatro alternativas e apenas uma correta. Já a prova prática será realizada no sábado, 28,  nos Ambulatórios A e B do Hospital das Clínicas, no período das 7:30h  às 13 horas, com simulações de  atendimento clínico através de atores e bonecos, sob a supervisão e avaliação de professores.

A OSCE objetiva  avaliar o Curso de Medicina e ao mesmo tempo propicia uma auto-avaliação dos alunos, verificando se as metas do curso estão sendo atingidas, especialmente quanto às habilidades clínicas e relacionadas à enfermaria e ao ambulatório, para que possam ser corrigidas as possíveis falhas encontradas. As provas abrangem  seis áreas diferentes, que são  Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Puericultura, Ginecologia e Obstetrícia, Doenças Infecciosas e Saúde Mental.

Segundo a professora Cacilda Pedrosa de Oliveira, coordenadora do Internato da FM,  a avaliação do ensino-aprendizagem na FM/UFG no padrão OSCE  acontece desde 2007, nos primeiros  anos como atividade facultativa, mas desde 2011 tem caráter obrigatório. As notas obtidas pelo aluno, de zero a dez, irão corresponder a 50% do valor do seu estágio final do Internato, indispensável para a sua colação grau no final do ano.

Fonte: Imprensa FM/UFG