Alunos da FM têm Teste de Progresso Individual no sábado

Os alunos da Faculdade de Medicina da UFG  do 1º ao 6º ano do curso vão se submeter neste sábado, dia 14 de setembro, ao Teste de Progresso Individual (TPI), que será aplicado em todas as escolas de Medicina do Centro-Oeste  que aderiram ao Projeto ABEM 50. O teste será aplicado no Teatro Asklepiós da FM  no período das 7h às 13 horas e destina-se a avaliar a progressão dos estudantes.

Os alunos da Faculdade de Medicina da UFG  do primeiro ao sexto ano do curso vão se submeter neste sábado, dia 14 de setembro, ao Teste de Progresso Individual (TPI), que será aplicado em todas as escolas de Medicina do Centro-Oeste  que aderiram ao Projeto ABEM 50 Anos / 10 anos das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina. O teste de avaliação será aplicado no Teatro Asklepiós da FM  no período das 7h às 13 horas, composto por  prova objetiva contendo 100 (cem) questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada e apenas uma alternativa certa.

As questões do TPI serão distribuídas por áreas do conhecimento médico versando  sobre conteúdos específicos  e essa avaliação unificada dos Cursos de Medicina do Centro-Oeste destina-se  a verificar  a progressão dos estudantes das instituições que constituem o Consórcio  de Escolas Médicas, através da análise dos resultados obtidos pelas instituições como um todo e pelos alunos  individualmente. O processo é sigiloso e o acesso  será regulado por senha individual de cada aluno, sendo o resultado individual totalmente sigiloso e de conhecimento exclusivo do estudante.

Já os coordenadores de curso vinculados ao consórcio poderão ter acesso aos dados gerais de todas as instituições e aos resultados, não individualizados, de cada série e de cada escola serão conhecidos e utilizados  para a avaliação de fragilidades e fortalezas específicas na resolução dos TPIs  e para elaboração de planos de melhoria nos programas educacionais de cada curso. Ainda segundo o edital,  a comparação dos resultados entre as séries permitirá a análise da performance evolutiva do conhecimento ao longo do curso.

 

Além do Faculdade de Medicina da UFG, os Cursos de Medicina participantes do Consórcio da Região Centro-Oeste para realização do Teste de Progresso Individual são do Centro Universitário de Anápolis (UniEvangélica), Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS-DF), Universidade de Brasília (UnB), Pontifícia Universidade Católica de Brasília (PUC-DF), Universidade de Cuiabá (UNIC-MT), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD-MS), UNIDERP/ANHANGUERA-MS, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT-MT) e da Universidade Federal do  Mato Grosso do Sul (UFMS-MS).

Fonte: Imprensa FM/UFG