HelioMoreira

Doutor Hélio Moreira é agora Professor Emérito da UFG

Assembleia Universitária se reuniu na noite desta quarta-feira, dia 6 de março, para outorga do título de Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás ao médico Hélio  Moreira, por seus relevantes serviços prestados à Faculdade de Medicina e ao Hospital das Clínicas, como professor e pesquisador. A cerimônia aconteceu, às 20 horas, no Teatro Asklepiós  da FM, na presença da comunidade acadêmica e de convidados especiais da Universidade e do homenageado. 

Com a outorga do título de Professor Emérito da Universidade Federal de Goiás ao médico coloproctologista Hélio  Moreira, agora são sete os agraciados com o título  provenientes  da Faculdade de Medicina. A cerimônia de outorga do título aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 06 de março, às 20 horas, no Teatro Asklepiós  da FM, na presença da comunidade acadêmica e de convidados especiais da Universidade e do homenageado. Os outros professores da FM/UFG agraciados com o título de Professor Emérito são Francisco Ludovico  de Almeida Neto, Anis Rassi, Joffre Marcondes de Rezende,  Geraldo Pedra, Celmo Celeno Porto e Heitor Rosa.

 Conduzido na solenidade de outorga do título por seus dois filhos médicos, José Paulo Teixeira Moreira e Hélio Moreira Júnior, ambos professores da Faculdade de Medicina da UFG, o homenageado tomou seu assento  à mesa diretiva, onde foi recepcionado pelo reitor Edward Madureira Brasil, presidente  da cerimônia, pelo diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes e os ex-reitores da UFG Ary Monteiro do Espírito Santo e Maria do Rosário Cassimiro, além do secretário chefe da Casa Civil da Governadoria, Vilmar Rocha, à oportunidade representando o governador Marconi Perillo. Declarando  aberta oficialmente a sessão, o Reitor convidou os presentes a ouvirem a execução do Hino Nacional Brasileiro.

O passo seguinte foi a leitura da Resolução Consuni nº 03/2012, de 24 de fevereiro de 2012, que aprovou a concessão do título de Professor Emérito da UFG ao Professor Hélio Moreira  pelos relevantes  serviços prestados ao longo de mais de quatro décadas à Faculdade de Medicina e ao Hospital das Clínicas como professor, médico e pesquisador, seguindo-se a entrega do respectivo diploma, feita pelo Reitor. Todos assistiram em seguida a duas apresentações  artísticas, uma feita pelo Grupo Kadóz  de Poesia  e outra pelos netos do homenageado, todos interpretando textos de autoria do Professor.

Na sequência, deu-se a saudação  ao Professor Emérito feita pelo professor da FM Marcos Pereira de Ávila em nome da comunidade universitária, destacando os principais feitos da sua vida acadêmica ao longo dos anos como médico, pesquisador e escritor, sempre comprometido com a profissão e envolvido em toda a história da medicinaem Goiás. Mereceramdestaque especial na saudação seus trabalhos de pesquisa que revolucionaram o tratamento da doença de Chagas e  o câncer do colo, referência  em dezenas de países, além dos mais de mil eventos científicos que participou  pelo mundo afora.

O próximo a saudar o homenageado foi o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, que também enalteceu os feitos do novo Professor Emérito, notadamente na sua trajetória na Faculdade de Medicina   sempre marcada pelo dinamismo e dedicação às atividades do tripé  ensino, pesquisa e extensão. Ressaltando que a outorga do titulo a ele concedida é a maior e mais justa homenagem que a  Universidade e a Faculdade de Medicina podem  oferecer, por seu papel na história da FM, o diretor deu-lhe boas vindas ao seleto grupo de sete Professores Eméritos da Faculdade.

O próximo a discursar foi o homenageado, que manifestando sua alegria  pela  homenagem recebida, confessou que aquele era um sonho seu, para mostrar aos seus familiares o que fez ao longo da sua vida acadêmica e que agora saía   com a satisfação de ter servido à Universidade e contribuído para o seu crescimento no limite da sua capacidade. Concluiu  agradecendo a homenagem e a presença dos diversos segmentos à solenidade, afirmando a sua certeza de que os que estão chegando à vida acadêmica  e os que aqui já estão farão muito mais, graças às inovações tecnológicas, especialmente com relação à ciência médica.

Por fim falou o reitor Edward Madureira Brasil  agradecendo a presença de todos, convidados da Universidade e do homenageado  e ressaltou sua satisfação pessoal por ter o privilégio de  conduzir a cerimônia e de estar à frente da UFG, uma  instituição  forte, que tem sua história de luta  inclusive  como foco de resistência durante os anos escuros da ditadura. Lembrou que a UFG, que dobrou de tamanho nos últimos sete anos sem deixar de lado a qualidade e a excelência,  hoje se impõe  como uma instituição que se destaca na vida acadêmica  do país. Para concluir, anunciou que  em  breve a comunidade universitária irá se reunir novamente para outorgar o titulo de Professor Emérito ao ex-reitor e ex-diretor da FM Ary Monteiro do Espírito Santo, já aprovado.             

 

 

 

Curriculum Vitae

 

 

 

 

Professor Titular aposentado do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina com especialidade em Coloproctologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo, Helio Moreira, além de professor universitário, ocupou vários cargos acadêmicos desde 1966, quando ingressou na Faculdade como professor Auxiliar de Ensino, chegando a Professor Titular em 1988. Entre os cargos e funções por ele ocupados, destaque-se o de curador da UFG,  membro de  comissões examinadoras de dissertações e teses de Mestrado e Doutorado  e chefe do Serviço de Proctologia  e do Departamento de Cirurgia da FM, por sucessivos períodos.

No setor administrativo, foi diretor executivo  da Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade (Fundahc)  de 2003 a2007. Publicou  grande número de trabalhos científicos, com um total de 187 participações em revistas médicas, além da autoria de capítulos em livros técnico-científicos, com participação em 56 publicações. Possui quatro livros científicos publicados: Hemorróidas – Manual para Paciente; Atualização em Coloproctologia – Editora Escaleno – 1992; Conceitos em Coloproctologia  -  Editora Escaleno – 1993; e  Atualidade em Coloproctologia – Editora Byk, em 1996.

Também escritor literário, Hélio Moreira possui  ainda cinco livros publicados: Entre o Sonho e a Realidade – Do Brasil dos Anos  60 à Rússia dos Anos 90 – Editora Kelps, 2001 –Memórias; O Último Desbravador do Império – Editora Kelps. 2005 –Romance histórico; Vá, Disse-me Ela, Procure as Estrelas do seu Firmamento –Editora Kelps, 2007 – livro comemorativo da posse do autor na Academia Goiana de Letras;  Deixe-me Contar Enquanto me Lembro – Editora Kelps – 2009 –Crônicas: e Alma do Sertanejo – Editora Kelps – 2011 –Crônicas.

Quanto às suas atividades de editoração, são muitos os registros tanto no Brasil como no exterior. Entre  as publicações, Revista Goiana de Medicina (editor chefe por período de 10 anos), Revista Brasileira de Coloproctologia, Revista Italiana de Coloproctologia, Revista Chilena de Coloproctologia e Revista do Colégio Brasileiro  de Cirurgiões. Registre-se ainda sua participação como membro de 12 sociedades científicas nacionais e cinco internacionais, especialmente como presidente da Sociedade Brasileira de Coloproctologia -1989/90, secretário geral da Associacion Latinoamericana de Coloproctologia- 1991/93 e presidente da International  Society of University Colon and Rectal  Surgeons – 1996/88.

O professor  já recebeu, ao longo de sua vida,  diversos prêmios e láureas,  com destaque para o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela Universidade de Alfenas (UNIALFENAS), Alfenas (MG), sua cidade natal, em agosto de 1989.

Fonte: Assessoria de Comunição/ FM