
XXIV ECAM e III COGEM acontecem nesta semana
Os alunos da Faculdade de Medicina da UFG realizam esta semana, nos dias 19, 20 e 21, o XXIV Encontro Científico de Acadêmicos de Medicina (ECAM), juntamente com o III Congresso Goiano de Ética Médica (COGEM), organizados pelos alunos da Turma 58 sob a orientação dos professores, para incentivar e promover o conhecimento científico.
Os alunos da Faculdade de Medicina da UFG realizam esta semana, nos dias 19, 20 e 21, o XXIV Encontro Científico de Acadêmicos de Medicina (ECAM), juntamente com o III Congresso Goiano de Ética Médica (COGEM), organizados pelos alunos da Turma 58 sob a orientação dos professores, para incentivar e promover o conhecimento científico. Como aconteceu nos últimos anos, os dois eventos serão realizados nas instalações do Conselho Regional de Medicina (Cremego), localizado à Rua T-28 nº 245 - Setor Bueno.
A abertura solene do XXIV ECAM e III COGEM será no dia 19, quarta-feira a partir das 20 horas, no auditório do Cremego, onde irá acontecer também a sessão de encerramento, marcada para a noite do dia 21 de setembro, igualmente às 20 horas. Embora com a abertura oficial somente à noite, a programação dos dois eventos se iniciará dia 19 às 8 horas e se estenderá durante o decorrer dos três dias, com palestras, minicursos e apresentação oral de pôsteres, que terão lugar nas diferentes salas da sede do Conselho.
Organizado há 24 anos, o ECAM busca incentivar o conhecimento científico dentro da academia e na região, promovendo a discussão de assuntos importantes referentes à formação médica. Há três anos, os organizadores do encontro resolveram instituir simultaneamente congresso sobre ética médica, para que os dois eventos juntos possam oferecer aos alunos e profissionais da área de saúde a oportunidade de conhecer e debater os assuntos mais atuais e relevantes quanto à formação prática e ética na Medicina.
Este ano escolheu-se como tema principal do ECAM e do COGEM/2012 Caminhos da Graduação Rumo ao Mercado de Trabalho, com subtemas que levarão à discussão de assuntos referentes a cada etapa da formação médica, desde o ensino dos conhecimentos básicos nas FMs até as possibilidades e dificuldades das inúmeras subespecialidades, incluindo uma abordagem das inovações que a tecnologia traz todos os anos para a área médica.
Todos os temas e subtemas serão abordados por renomados profissionais da área. Um dos professores apresentadores será o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Vardeli Alves de Moraes, que abordará no primeiro dia do encontro, a partir das 14 horas, o tema Pesquisa e Extensão versus Graduação: O Currículo como Vilão da Formação Médica.
Fonte: Imprensa FM/UFG