
2º Congresso do Depto. de Cirurgia da FM realizado com sucesso
Cerca de 200 acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFG participaram do 2º Congresso do Departamento de Cirurgia da FM/Hospital das Clínicas da UFG, realizado nos últimos dias 6 e 7 deste mês, sexta e sábado, no Teatro Asklepiós da FM, sob o comando dos professores Luiz Antonio Brasil, Onofre Alves Neto e Antonio Fernando Carneiro.
Cerca de 200 acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFG participaram do 2º Congresso do Departamento de Cirurgia da FM/Hospital das Clínicas da UFG, realizado nos últimos dias 6 e 7 deste mês, sexta e sábado, no Teatro Asklepiós da FM. A abertura oficial do evento aconteceu na noite do dia6, apartir das 20 horas, quando o chefe do Departamento, professor Antonio Fernando Carneiro, abriu os trabalhos, convidando para compor a mesa diretiva os professores Luiz Antonio Brasil, Onofre Alves Neto e Vardeli Alves de Moraes, respectivamente presidente do Congresso e também subchefe do Departamento, coordenador científico do evento e diretor da Faculdade de Medicina.
Inicialmente o presidente do Congresso, professor Luiz Brasil, ao saudar os presentes, falou da sua alegria ao ver o auditório praticamente cheio de acadêmicos interessados em buscar os conhecimentos oferecidos no encontro, apesar das férias curriculares e da greve que acontece em toda a Universidade. Mencionou também a preocupação e empenho seus e de toda a equipe para vencer os obstáculos diante do desafio de promover o 2º Congresso, mantendo a excelência do primeiro, realizado no ano passado sob o comando dos professores Helio Ponciano e Marcos Ávila.
Em seguida falou o coordenador científico do encontro, professor Onofre Alves, mencionando o objetivo do encontro de levar aos alunos novas informações sobre os avanços e as perspectivas da área cirúrgica, com as particularidades de cada modalidade, “que certamente irão auxiliar os alunos a escolherem sua especialização médica, em futuro próximo”. Falou também o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, parabenizando os professores pela iniciava de promover o Congresso e aos alunos, pela sua participação.
Antes de dar prosseguimento aos trabalhos e iniciar efetivamente a programação do Congresso, o chefe do Departamento de Cirurgia, professor Fernando Carneiro pediu aos presentes um minuto de silêncio em memória da professora Heloísa Costa, anestesiologista do Departamento de Cirurgia, que faleceu na semana anterior. Em seguida, apresentou o palestrante da noite, o professor aposentado Hélio Moreira, “um dois principais ícones da medicina goiana e um verdadeiro baluarte da Faculdade de Medicina da UFG”.
Por sua vez, o professor Hélio Moreira falou da sua alegria de voltar à Faculdade de Medicina, onde permaneceu por 43 anos e só se afastou movido pela compulsória, segundo suas próprias palavras. Na sequência proferiu a Aula Magna do encontro, discorrendo sobre A História da Doença de Chagas e do Megacólon Chagásico, lembrando que a Faculdade de Medicina da UFG sempre foi e é referência nacional e latino-americana no diagnóstico e tratamento desse mal.
O 2º Congresso do Departamento de Cirurgia da FM prosseguiu no sábado, dia 7, durante toda a manhã, encerrando-se por volta das 13 horas, após palestra, mesa redonda e discussões sobre Avanços e Perspectivas em Neurocirurgia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Toráxica e Cirurgia Vascular e sobre O Ensino da Cirurgia nos Cursos de Medicina - Passado, Presente e Futuro.
Fonte: Imprensa FM/UFG