
Departamento de Cirurgia da FM reelege seus dirigentes
Os professores Antonio Fernando Carneiro e Luiz Antonio Brasil, respectivamente chefe e subchefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG, tomaram posse na manhã desta terça-feira, dia 29, reeleitos para novo mandato de mais dois anos.
Os professores Antonio Fernando Carneiro e Luiz Antonio Brasil, respectivamente chefe e subchefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFG, tomaram posse na manhã desta terça-feira, dia 29 de maio, para mais um período à frente do setor, já que foram reeleitos por unanimidade para novo mandato de mais dois anos. A cerimônia de posse aconteceu na sede do Departamento, no terceiro andar do Hospital das Clínicas, sob o comando do diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes.
Ao dar posse aos dirigentes do Departamento de Cirurgia, o diretor da FM enalteceu o trabalho por eles desenvolvido no mandato anterior, manifestando seus votos de que a próxima gestão seja tão profícua quanto foi a anterior, responsável por novo salto de realizações e ânimo nas ações do setor. Já os professores empossados agradeceram a presença e a parceria dos demais docentes, apoiando nas iniciativas e dando-lhes novo voto de confiança para outro mandato.
O chefe empossado, professor Antonio Fernando, enumerou suas principais ações à frente de Departamento, em especial o relançamento da Revista do DC que já circulou em quatro edições, duas por semestre; a reforma das salas e a criação da sala digital; a realização do 1º Congresso de Cirurgia da UFG, em abril de 2011; a progressão funcional dos professores e o incremento das atividades dos mesmos com relação à pós-graduação.
Neste novo mandato, o chefe do Departamento de Cirurgia tem como planos principais dar continuidade à reforma e adaptação do espaço físico e funcional, um legado que pretende deixar para o setor; criar o Serviço de Dor, para maior discussão do tema e promover condições para menor sofrimento dos pacientes. Outra meta será proporcionar uma participação mais efetiva dos docentes na mudança curricular da FM. E, ainda, lutar pela nomeação de novos docentes, já que o Departamento conta hoje com apenas cerca de 50, entre nomeados, à disposição e prestadores de serviço, sendo que os efetivos não chegam a 25.
O professor Luiz Brasil, por sua vez, como responsável pela coordenação de ensino quanto aos alunos da graduação, anunciou que buscará implementar novo dinamismo tanto nas aulas teóricas com práticas para os discentes do quarto ano e do Internato V e VI. Lembrou que o Departamento conta hoje com sete serviços: Cirurgia Geral, Coloproctologia, Anestesiologia, Cirurgia Vascular, Urologia, Cirurgia Cardiotoráxica e Neurocirurgia, que juntos realizam em média 100 cirurgias/mês.
Por fim, falou da organização e realização do II Congresso de Cirurgia, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho próximo, no Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina, com palestras e exposições audiovisuais sobre o tema Avanços na Área Cirúrgica.
Fonte: Imprensa FM/UFG