
PET-Saúde avalia atividades em São Luis de Montes Belos
Uma reunião multiprofissional com a participação de todos os preceptores envolvidos na execução do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde - em São Luis de Montes Belos aconteceu nessa cidade do interior goiano no dia 21 de setembro último, para avaliação das atividades desenvolvidas e programação das próximas ações. Sob o comando da coordenadora do PET-Saúde São Luis, professora Edna Regina Silva Pereira , da Faculdade de Medicina, a reunião foi realizada no Posto de Saúde Dona Luzia daquela localidade, com a participação da professora Bárbara Souza Rocha, da Faculdade de Enfermagem, também integrante do programa.
Presentes ainda os preceptores José Antonio Navarro (Medicina), Michele de Moraes Duarte Navarro (Medicina), Roberta Lana Machado (Odontologia), Gracielle Pires da Silva (Enfermagem), Thaís Peixoto (Enfermagem) e Clênio Heber Pires (Odontologia), além das bolsistas Denyse Silva Goulart (Enfermagem) e Danielly Santana da Silva (Odontologia).
Como primeiro item da pauta, os preceptores informaram que é interesse da Secretaria Municipal de Saúde reativar um grupo de apoio a gestantes para atender todo o município. Para os funcionários, um único grupo sobrecarregaria muito e poderia comprometer o bom andamento das atividades e assim se definiu pela criação de um grupo de gestantes para cada unidade cadastrada no PET-Saúde. Isso será a partir de outubro próximo e o planejamento das atividades será definido em conjunto com a comunidade, para melhor levantar as demandas e garantir mais efetivamente a adesão dos participantes.
Foi anunciado ainda que na unidade PET Dona Luzia está em andamento a atualização do protocolo de avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil, seguindo os novos parâmetros do Ministério da Saúde. Para outubro está prevista também a produção de um protocolo operacional de assistência à gestante no Posto Boanerges Caíres, com treinamentos e disponibilização para as duas unidades PET Saúde.
Também em outubro, será realizada nas duas unidades PET-Saúde (Posto Dona Luzia e Posto Boanerges Caires) uma campanha de saúde bucal com foco principal na prevenção. Além de orientações à clientela, será ministrada capacitação especial aos ACS e um programa de atendimento no Lar dos Idosos. Além disso, os preceptores do Posto Boanerges Caíres identificaram como necessidade da comunidade esclarecimentos sobre hepatites virais, com capacitação especial dos ACS .
A coordenadora do PET-Saúde, professora Edna Pereira, informou na reunião que se acha em negociação uma parceria do programa com o Serviço de Dermatologia da FM/UFG para realização de campanha junto à população do município com relação à hanseníase e outras lesões dermatológicas. Anunciou ainda que foram definidos dois temas de trabalhos para a MOPESCO, o primeiro sobre atendimento em saúde bucal a pré-escolares a ser produzido no Posto Dona Luzia e o outro sobre experiências com grupo de controle de peso, a cargo da equipe do Posto Boanerges Caíres.
Outra informação repassada na reunião foi sobre nova data para apresentação de casos via Telessaúde, que a partir de agora será sempre na última quarta-feira do estágio. Assim, as próximas apresentações estão agendadas para 5 de outubro, 26 de outubro e 30 de novembro. A coordenadora exortou os preceptores sobre a necessidade de divulgação nas unidades a parceria das mesmas com o PET-Saúde, dada a importância do mesmo para o Ministério da Saúde.
Com esse objetivo as unidades deverão preparar painéis com os logotipos da UFG e das faculdades da área de saúde envolvidas - Enfermagem, Medicina e Odontologia - além de informações e ilustrações sobre o programa, que deverão ser atualizadas periodicamente. Anunciou-se ainda que para facilitar a comunicação entre membros do PET-Saúde e para maior visibilidade das suas ações, está sendo tratada com o coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da FM, professor Alexandre Taleb, a criação de uma plataforma moodle. Por fim foi apresentado aos preceptores o questionário de avaliação das atividades via Telessaúde, que será aplicado no dia 5 de outubro.
Ao final da reunião a coordenadora, professora Edna Pereira, fez um convite aos preceptores para que concorram ao Mestrado da Faculdade de Medicina em 2012, tanto na modalidade profissional como de ensino. Quanto às ações a serem programadas para o próximo ano, ficou acertada uma reunião para dezembro e até lá os preceptores deverão levantar as prioridades a serem discutidas e pautadas, de acordo com as necessidades da comunidade.
Fonte: Imprensa FM/UFG