
Acadêmico da Turma 52 da FM cola grau especial
Uma cerimônia de colação de grau especial foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 28 de setembro, no gabinete do diretor da Faculdade de Medicina da UFG, para outorga do grau de médico ao acadêmico Francisco Rodrigues Damasceno, 31, integrante da Turma 52 da FM, que por questões profissionais não conseguiu colar grau junto com seus colegas, em 2010. A cerimônia, embora simples, contou com todos os procedimentos protocolares de uma colação de grau normal e foi presidida pelo diretor, professor Vardeli Alves de Moraes, na presença dos professores Fátima Maria Lindoso da Silva, vice-diretora e Antonio Fernando Carneiro, chefe do Departamento de Cirurgia da FM.
Diante dos professores e de familiares, o acadêmico Francisco Rodrigues Damasceno prestou o Juramento de Hipócrates de praxe na colação de grau do médico e em seguida firmou o Termo de Compromisso estabelecido pela FM/UFG, comprometendo-se a honrar e manter a memória da escola que o formou. Na seqüência da cerimônia, recebeu a outorga do grau do médico, seguida da leitura do Termo de Colação de Grau Especial.
Após esse procedimento, foi franqueada a palavra aos presentes, quando o novo médico agradeceu pela força e ajuda recebidas ao longo de sua formação, “especialmente a Deus, à mãe e aos demais familiares”. Também falou o professor Antonio Fernando, que cumprimentou o novo médico e o aconselhou a ser sempre ético no exercício da profissão, usando todo o seu conhecimento para o bem do paciente.
A professora Fátima Lindoso também o cumprimentou e reforçou que com ética, bondade e amor verdadeiro, as chances de erro ao longo da vida profissional serão certamente muito poucas. Por fim falou o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, que lembrou ao novo médico que o Juramento e o Termo de Compromisso por ele firmados não foram apenas para serem lidos, mas que devem ser efetivamente incorporados à sua vida profissional.
Fonte: Imprensa FM/UFG