
COBEM 2010 realizado em Goiânia com sucesso
Um saldo altamente positivo, com a aprovação considerada unânime pelos 3277 participantes do 48º Congresso Brasileiro de Educação Médica – 48º COBEM, é o que pode ser apontado como consequência dos esforços da Comissão Organizadora do evento, que aconteceu em Goiânia no período de 27 a 30 de outubro último. A opinião é do presidente docente do Congresso, professor Vardeli Alves de Moraes, diretor da Faculdade de Medicina da UFG, que declarou, ao término do evento, sua satisfação pelos sucessivos cumprimentos à feliz organização de tudo, nas diversas áreas.
Um destaque importante para a Faculdade de Medicina da UFG, organizadora do 48º COBEM, foi receber o “Prêmio Mérito Professor Leonel Lerner” instituído recentemente pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) . O prêmio conferiu à escola médica da UFG e às unidades similares da Universidade Federal de São Paulo e Universidade Federal do Ceará Placa de Mérito “por estar entre as que apresentaram maior número de prêmios selecionados e para exposição oral nos três últimos congressos, em Uberlândia (2007), Salvador (2008) e Curitiba (2009)”.
Para o presidente docente do Congresso, professor Vardeli Alves de Moraes, também foi destaque a realização do Curso ESME – Curso de Habilidades Essenciais em Educação Médica - que contou com a participação de 22 docentes da FM/UFG. O professor salienta que pela primeira vez nos últimos congressos da ABEM o alojamento dos alunos – que funcionou no térreo do Centro de Convenções, local do evento - não foi alvo de queixas, tendo inclusive recebido elogios.
Dos mais de 3 mil participantes do 48º COBEM, 2016 foram alunos, o que, segundo os organizadores, garantiu excelente participação dos discentes ao lado dos docentes, que somaram mais de mil. Outro destaque do evento foi o número de trabalhos orais apresentados, que somaram cerca de 900. Para o diretor da FM, o COBEM 2010, inovado com o toque goiano, teve a oportunidade de fazer história com relação à educação médica brasileira, discutindo o processo de integração ensino-aprendizagem, que é imprescindível à formação médica.
O próximo COBEM será em Belo Horizonte no final de 2011 e em 2012, em São Paulo. Em Goiânia foi eleita a nova diretoria da ABEM para o próximo biênio, que agora tem à frente a professora Jadete Lampert, da Universidade
Federal de Santa Maria (RS). O diretor da FM/UFG, professor Vardeli Alves de Moraes, foi reeleito coordenador regional da entidade no Centro-Oeste.
Fonte: Imprensa FM/UFG