noticia1281365188_ORIG.jpg

FM ministra workshop sobre Telemedicina para docentes

Professores da Faculdade de Medicina da UFG têm esta semana treinamento sobre novas práticas pedagógicas, desta vez especificamente sobre Telemedicina. Será ministrado dias 10 e 11 de agosto, podendo o docente escolher o dia que lhe for mais favorável.

Os 155 professores das diversas disciplinas do Curso de Medicina terão a chance de participar esta semana do Workshop de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG, que será realizado na terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de agosto, no Teatro Asklepiós da FM, no período das 7 às 12:30 h. O curso será ministrado em duas turmas, mas com um único conteúdo, assim dividido para facilitar a participação do professor, que poderá escolher entre o primeiro e o segundo dia.

Esse curso, que é um exigência do MEC na capacitação pedagógica do corpo docente da FM/UFG, tem por objetivo atualizar e uniformizar os novos métodos didáticos, desta vez especificamente sobre Telemedicina. O treinamento possibilitará ao docente participante programar aulas ou conferências a distância, tanto local, nacional como internacional; utilizar demonstrações ou aulas interativas entre a Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas e, ainda, preparar-se para utilizar o Laboratório de Simulações, recentemente instalado na FM.

O Workshop de Telemedicina será ministrado pelo professor Alexandre Chater Taleb, coordenador do programa de Telemedicina da FM, que abordará em seu programa estes temas: Panorama Atual da Telemedicina no Brasil, Teleducação ( Biblioteca Virtual em Saúde, Vídeo-Conferência, Web-Conferência, Moodle, RUTE e NUTTs), Teleassistência (Aplicações Práticas da Telemedicina, Telecardiologia, Teleoftalmologia e Teleradiologia). Ao final será realizada discussão sobre a temática abordada e elaborado um Plano de Trabalho.

Além do corpo do docente da Faculdade de Medicina, também foram convidados a participar do workshop professores dos demais cursos da área médica da UFG, tais como Odontologia, Farmácia, Enfermagem e Nutrição. Também deverão participar do treinamento alunos do quarto ao sexto ano de Medicina que estiverem interessados no tema.

Source: Imprensa FM/UFG