noticia1266861694_ORIG.jpg

Aula inaugural do 1º ano da FM realizada hoje

Com a presença do reitor Edward Madureira Brasil e da pró-reitora de Graduação, Sandramara Matias, os alunos do primeiro ano do Curso de Medicina da UFG tiveram hoje sua Aula Inaugural, ministrada pelo diretor Heitor Rosa e pelo vice, Vardeli Alves de Moraes.

Os 110 novos alunos da Faculdade de Medicina da UFG, aprovados no último vestibular e recentemente matriculados, tiveram nesta segunda feira, dia 22 de fevereiro, a Aula Inaugural do primeiro ano do Curso de Medicina, ministrada pelo diretor da FM, professor Heitor Rosa e pelo vice-diretor e coordenador do curso, professor Vardeli Alves de Moraes. A aula aconteceu no Anfiteatro da FM a partir das 8:30h e contou com a presença do reitor e da pró-reitora de Graduação da UFG, professores Edward Madureira Brasil e Sandramara Matias Chaves, que vieram saudar os novos alunos. 

De início o diretor, professor Heitor Rosa, depois de dar boas-vindas aos alunos, apresentou-lhes a faculdade, começando por mostrar o brasão criado em 1990, que representa a escola, explicando que a figura do leão foi escolhida por significar ao mesmo tempo liderança, força, bravura e beleza, tendo  como lema ‘verdade e ciência’, em latim. Em seguida o diretor falou da hierarquia da Universidade, da carreira acadêmica, da estrutura administrativa e funcional e, por fim, mostrou a   filosofia da FM, “que não tem como centro do trabalho pedagógico nem o aluno ou  o professor, mas o saber e a formação humana”.

O Reitor e a Pró-Reitora, que chegaram depois de iniciada a aula, saudaram em seguida os alunos. A professora Sandramara Matias   falou-lhes também dos trâmites de ingresso à Universidade e ao Curso de Medicina, sobre o Guia do Estudante e aconselhou-lhes a procurarem conhecer a UFG e tudo que ela oferece. O reitor Edward Madureira Brasil, por sua vez, falou um pouco da história da UFG, que este ano, como a Faculdade de Medicina, comemora seu Cinquentenário. E mostrou que a UFG encontra-se hoje em sua plena maturidade, “feita essencialmente por gente competente e que por isso se situa, como todos os seus cursos, entre os melhores do país”.

Na sequência falou o vice-diretor e coordenador do Curso de Medicina, professor Vardeli Alves de Moraes, que apresentou o Projeto Político-Pedagógico  do Curso, ressaltando de início que cada aluno deve agora mudar sua maneira de aprender: “não deve apenas adquirir conhecimento e sim aprender a ser médico, na mais ampla acepção da palavra”. Depois apresentou dados históricos da FM, seus principais eventos para este ano e a evolução da medicina e das escolas de medicina. Apresentou ainda as competências profissionais médicas embasadas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação de Medicina do MEC e destacou que a aprendizagem    hoje está centrada no estudante e voltada para metodologias ativas. 

Source: Imprensa FM/UFG