noticia1250195818.jpg

Professor mineiro abre programa do Curso de História da Medicina

Realizada nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, a primeira aula do programa do XVIII de História da Medicina, promovido pela Faculdade de Medicina da UFG como disciplina de Núcleo Livre A aula foi proferida pelo professor João Carlos Pinto Dias, titular da Faculdade de Medicina da UFMG.

          Realizou-se nesta quarta-feira, dia 12 de agosto a partir das 18:30 h, a primeira aula do programa do XVIII Curso de História da Medicina, promovido pela Faculdade de Medicina da UFG como disciplina de Núcleo Livre, cujo início aconteceu simultaneamente ao I Simpósio de História e Saber Médico em Goiás, promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiás no período de 7 a 8 deste mês.O curso se estenderá até 9 de dezembro, com aulas semanais às quartas-feiras na sede da FM, a partir das 18:30h.
          A aula inaugural neste dia 12, foi proferida pelo professor João Carlos Pinto Dias, titular da Faculdade de Medicina da UFMG, que proferiu uma conferência sobre “A História do Combate à Doença de Chagas no Brasil”. Além de docente da FM/MG, o professor João Carlos é membro da Academia Mineira de Medicina e pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz – Seção de Belo Horizonte, com uma vida dedicada à pesquisa sobre Doença de Chagas.
           Antes da sua exposição, o palestrante foi saudado pelo diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, que além de dar-lhe boas-vindas, lembrou à platéia (cerca de 65 alunos do Curso) que o professor é filho do eminente cientista Emmanuel Dias (1908-1962), que foi um dos mais importantes pesquisadores da Doença de Chagas.
          O conferencista recebeu aplausos dos alunos também por seu aniversário comemorado ontem e ao final doou à Faculdade de Medicina da UFG livro sobre vida e obra do Dr. Emmanuel Dias, organizado pelo filho, professor João Carlos e editado pela Fundação Oswaldo Cruz por ocasião da celebração este ano do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas.

Fonte: Imprensa/UFG