
Departamento de Clínica Médica da FM sob nova chefia
Tomou posse hoje, dia 15 de julho, o novo chefe do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFG, professor Marcelo Fuad Rabahi para um mandato de dois anos, que nesse período contará com a colaboração do novo subchefe, professor Joffre Resende Filho. A solenidade de posse e transmissão de cargo aconteceu às 10 horas no anfiteatro do Departamento, na presença do diretor da FM, professor Heitor Rosa e dos membros da Clínica Médica.
Ao abrir a solenidade, o diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, agradeceu a colaboração sempre dada à Faculdade pelo ex-chefe, professor Mauri Felix de Souza, especialmente durante seu período à frente do DCM. O diretor ressaltou a importância da solenidade de posse na chefia do Departamento que, segundo disse, deve ser formal, “pois os departamentos são a unidade formal da Faculdade e sem eles não há a FM”.
Dirigindo-se aos novos empossados, o diretor afirmou que eles assumiam um departamento histórico, lembrando que houve tempo, nas décadas de 60 e 70, que o DCM liderava, ou seja, era o carro chefe da FM. Segundo citou, aquele período foi de intenso entusiasmo, especialmente nas reuniões, que eram esperadas pelos alunos porque sempre se transformavam em verdadeiros debates clínicos.
O diretor lembrou ainda que houve tempo em que o Departamento alimentava um contato especial com o meio cultural e trazia para palestras e apresentações expoentes da cultura goiana para mostrar seu trabalho, como aconteceu com Siron Franco e Cora Coralina. Acrescentou que hoje os professores trabalham muito, mas falta aquela alma que o Departamento demonstrava à época. Concluindo, Heitor Rosa disse que a esse Departamento deu a sua vida, entregou a sua juventude e agora o seu ocaso, desejando ver no DCM no futuro a mesma pujança de antes.
O professor Mauri Felix de Souza, ex-chefe ao entregar o cargo, agradeceu a todos pela colaboração dada à sua gestão, em especial aos chefes de Serviços do Departamento, que ajudaram a vencer as dificuldades e a construir um ambiente de trabalho agradável e eficiente, o que propiciou atingir os objetivos propostos. Entre esses objetivos, citou dois que se destacam: a finalização da reforma da enfermaria da Clínica Médica e a contratação de professores para suprir as lacunas nesse setor, que vinham se arrastando há longo tempo.
Após a leitura do termo de posse dos professores Marcelo e Joffre, que foram eleitos para um mandato de dois anos no dia 24 de junho último, falou o novo chefe do Departamento e agradeceu a apoio incondicional que sempre recebeu, especialmente do professor Mauri, quando, recém chegado à FM, assumiu a Coordenação de Graduação, ressaltando que tudo que aprendeu nessa função deve ao ex-chefe do Departamento.
Declarou em seguida que tem consciência da grande responsabilidade às costas assumindo a chefia do Departamento, mas segundo disse, o que alivia sua preocupação é a certeza da colaboração e de apoio de todos os membros, “para aglutinar ideias e alcançar os focos propostos”. Também falou o subchefe, professor Joffre, que agradeceu pela escolha de seu nome e aproveitou para declarar seu agradecimento especial ao diretor Heitor Rosa, com quem, segundo disse, sempre aprendeu e que muito contribuiu para enriquecer a sua carreira de médico.
Ao final o diretor da FM anunciou aos presentes que no próximo dia 12 de agosto a Faculdade fará uma recepção aos 50 professores admitidos recentemente em concurso público, quando os novos docentes terão durante todo o dia palestras e exposições para conhecerem de perto as ações da Faculdade, sua estrutura e diretrizes curriculares.
Source: Imprensa/FM/UFG