
Seminário sobre Atenção Básica à Saúde marca a 3ª rodada do Ciclo
Com o tema O Impacto das Novas Tecnologias na Atenção Primária à Saúde, teve prosseguimento nesta sexta-feira, dia 22 de maio, o Ciclo de Seminários sobre Temas Médicos para Profissionais da Imprensa, idealizado pela diretoria da Faculdade de Medicina da UFG com o objetivo de fornecer subsídios e informação específica, facilitando a comunicação com o público em geral. A palestrante deste seminário foi a médica Samantha Pereira França, da Coordenação de Gestão da Atenção Básica da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde.
O Ciclo de Seminários para Profissionais da Imprensa iniciou-se no último dia 08 de maio e está previsto para se encerrar no dia 05 de julho, sempre com palestras semanais, cada uma abordando um tema específico. Os dois seminários anteriores enfocaram A Linguagem Médica: Uso Correto dos Termos Médicos e Pesquisa Médica: do Laboratório ao Consultório. Participam do ciclo 52 inscritos, entre jornalistas e estudantes do último período do Curso de Jornalismo.
Na palestra de hoje, a coordenadora de Gestão da Atenção Básica do MS iniciou apresentando o SUS - Sistema Único de Saúde, que tem cerca de 20 anos de existência e é fruto da redemocratização do país e da Reforma Sanitária, tendo se instalado com a nova Constituição de 1988. Explicou também a Lei nº 8.080, dois anos depois, que cuidou da sua regulamentação, estabelecendo objetivos e atribuições.
O foco principal da palestrante foi a Atenção Primária à Saúde (APS) que, segundo ela, pode ser entendida como uma estratégia populacional que requer o comprometimento do governo para atender as necessidades de saúde da população. E citou que os grandes desafios da APS são melhorar a saúde da população e proporcionar equidade na distribuição dos recursos. Ao final da palestra, seguiu-se um debate com a participação efetiva dos presentes, esclarecendo dúvidas e emitindo opinião sobre o real funcionamento do SUS.
Fonte: Imprensa/FM/UFG