noticia8472.gif

Faculdade de Medicina recebe consultores do Pró-Saúde

Para uma avaliação das atividades desenvolvidas através do Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), consultores do Ministério da Saúde/Pró-Saúde estiveram reunidos no auditório da Faculdade de Medicina da UFG nesta quarta-feira

Para uma avaliação das atividades desenvolvidas através do Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), consultores do Ministério da Saúde/Pró-Saúde estiveram reunidos no auditório da Faculdade de Medicina da UFG nesta quarta-feira, dia 26 de novembro, a partir das 08: 30 h. Além da Faculdade de Medicina, participaram da reunião representantes das Faculdades de Odontologia, de Enfermagem, de Farmácia e de Nutrição da UFG, da Secretaria Municipal de Saúde e dos núcleos de atuação.

 

 O encontro foi aberto pela pró-reitora de Graduação da UFG, professora Sandramara Matias Marques, que deu as boas-vindas aos consultores do Pró-Saúde em nome do reitor Edward Madureira Brasil  e ressaltou que desde sua criação, no início de 2007, o Pró-Saúde muito avançou em seu desafio principal: a integralização dos serviços e das unidades envolvidas.

 

Os representantes do Pró-Saúde, professores Regina Estela e Carlos Rodrigues falaram em seguida, ela dizendo que desde a instalação, há dois anos,  chamou-lhe a atenção “o grau de institucionalização” da UFG em relação ao programa e ele ressaltando que o Sistema Único da Saúde (SUS), completando 20 anos de existência, colhe agora os primeiros frutos. Segundo o professor, para ele o SUS é o maior programa de inclusão do mundo.

 

Na seqüência da programação os diretores de cada uma das unidades da UFG envolvidas pelo Pró-Saúde apresentaram seu relatório, começando pela FM. O diretor, professor Heitor Rosa, apresentou em slides  uma síntese do seu relatório, condensado em sete volumes com um total de 641 páginas. O levantamento destaca três principais eixos: Orientação Teórica, Locais de Prática e Orientação Pedagógica.

 

Em seguida os diretores das faculdades de Odontologia, Farmácia, Nutrição e Enfermagem apresentaram cada um o seu relatório, assim como o representante do Secretaria Municipal de Saúde, que é partícipe do programa. No período da tarde, os consultores do Pró-Saúde, juntamente com os coordenadores das unidades, se reuniram com  membros da Funape e da Fundahc.
                            
Amanhã, dia 27, os representantes do Ministério da Saúde farão visitas a alguns dos cenários de prática junto à Secretaria Municipal de Saúde – DS Leste, UBSF Dom Fernando, UBSF Vila Pedroso e Cais Guanabara III – no período da manhã. À tarde eles irão conhecer as instalações da FANUT e FEN, quando será discutido seu instrumento de avaliação. 

Source: Imprensa/FM/UFG