noticia7153.png

Noite de Autógrafos na FM lança livro Transmissão Vertical

Professores do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG lançaram, em noite de autógrafos realizada nos jardins da FM no último dia 20, o livro Transmissão Vertical (Infecções congênitas).
Em noite de autógrafos com a presença de docentes, acadêmicos da Faculdade de Medicina da UFG e convidados especiais,os professores doutores Mariza Martins Avelino e Waldemar Naves do Amaral apresentaram seu livro recentemente lançado, Transmissão Vertical (Infecções congênitas). O evento foirealizado no último dia 20, a partir das 20 horas, na nova área de lazer da FM, que compreende o Jardim Enzo Nesci e a Praça do Conde, onde também foi servido um coquetel aos presentes.
 O livro, conforme relato dos seus autores, aborda toda a problemática da Infectologia na área de obstetrícia e é especialmente dirigido aos estudantes de obstetrícia- neonatologia e pediatria, extensivo também aos residentes e internos, além de  obstetras e pediatras já graduados.
Segundo a professora Mariza Martins Avelino, co-autora, a elaboração do livro teve a pretensão de auxiliar os profissionais de saúde que atendem a gestante e o recém-nascido no entendimento das infecções que se transmitem verticalmente. Pretende ainda facilitar a interpretação dos exames laboratoriais (que fazem parte da rotina de serviços de pré-natal da rede pública de saúde) e auxiliar a conduta dos profissionais que atendem o binômio mão-filho.
Já o professor Waldemar Naves do Amaral, ao apresentar seu livro, disse que a idéia da sua publicação veio ao constatar que a transmissão vertical faz parte do cotidiano do atendimento. Ele lembra que desde a sua fase acadêmica, enquanto estagiário, conviveu com a paixão e dedicação do seu mestre Maurício Viggiano pelas infecções congênitas, à época tão comuns nas grávidas em Goiás, especialmente a sífilis.
Em fases posteriores, da residência ao doutorado, explica o médico Waldemar do Amaral que foi se contagiando cada vez mais pela “paixão do mestre” e constatando os resultados desastrosos da transmissão vertical nos recém nascidos, o que culminou na idealização do livro. Segundo o professor, Transmissão Vertical veio para transformar o conhecimento adquirido em benefício real   para a comunidade, com a qual temos deveres absolutos”.
Com quatro capítulos - Transmissão Vertical das Doenças Infecciosas e Parasitárias, Doenças Parasitárias, Doenças Virais e Doenças Sexualmente Transmissíveis e Gravidez - o livro tem como colaboradores Julyanna do Valle Lima, Luiza Emylce Schmaltz, Marcello Braga Viggiano, Mauricio Guilherme Campos Viggiano, Rui Gilberto Ferreira, Sebastião Rodrigues de Oliveira e Zelma Bernardes Costa.

Fonte: Imprensa/FM/UFG