Docente da FM, Claudiney Candido Costa defende memorial e recebe título de Professor Titular

Docente da FM, Claudiney Candido Costa defende memorial e recebe título de Professor Titular

Em 17/09/2026

Docente da FM, Claudiney Candido Costa defende memorial e recebe título de Professor Titular

Professor Claudiney Candido Costa apresentando seu memorial: “Quando a gente faz a coisa certa, o universo conspira a nosso favor”

Toda carreira é feita de muitas atividades, muito trabalho, mas também envolve interesse, sensibilidade e entrega. Este foi o exemplo demonstrado pelo professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (FM-UFG), Claudiney Candido Costa, que fez a apresentação de seu memorial, em sessão pública, para a promoção à classe de Professor Titular do Departamento de Otorrinolaringologia da FM. A solenidade, que ocorreu no Teatro Asklepiós na noite de 11 de setembro de 2026, foi prestigiada por colegas docentes, amigos e familiares. 

O professor Claudiney tem uma carreira brilhante, com realizações muito importantes nas áreas de otorrinolaringologia e de cirurgia de cabeça e pescoço. Graduado em Medicina pela FM-UFG, foi para São Paulo, onde fez Residência Médica em otorrinolaringologia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas), e depois, mestrado na Universidade de São Paulo (USP), doutorado e pós-doutorado na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Quando já estava com os pavimentos da carreira consolidados na capital paulista, decidiu voltar para Goiânia. Aqui, ele realizou grandes obras no ensino, na pesquisa e na gestão. 

Tornou-se professor associado IV da FM-UFG. Foi chefe do Serviço de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital das Clínicas (HC-UFG-EBSERH - Unidade de Cabeça e Pescoço), entre 2014 e 2016, e, em 2022, voltou ao cargo. É chefe do Serviço de ORL-CCP do CRER-GO, desde 2015, quando fundou o Serviço de Residência de Otorrinolaringologia do CRER-GO, do qual é supervisor. “Hoje, é uma das maiores Residências em Otorrinolaringologia no país”, diz, orgulhoso, o professor Claudiney. 

Segundo ele, ajudar na fundação do CRER, criando a Especialidade de Otorrino, foi a maior atividade de extensão que já fez. “Quando a gente faz a coisa certa, o universo conspira a nosso favor”, disse. Entre tantas outras funções que acumula ou já exerceu, é membro do Corpo Editorial da Revista Brazilian Journal of Otorhinolaryngology (BJORL) e da Arquivos Brasileiros de Paralisia Cerebral. 

Além disso, tem 66 artigos publicados ao longo de sua carreira acadêmica, alguns dos quais são resultados de sua inovação em técnicas cirúrgicas de pescoço, como os que ele publicou no Journal of Voice, renomada publicação científica internacional, da Filadélfia, nos Estados Unidos. “Fazer ciência envolve estar no meio acadêmico, fora dele é mais difícil”, disse Claudiney, o novo Professor Titular da FM-UFG, em sua apresentação.

Categorias: NOTÍCIA